Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Servidores da educação: veja as ações judiciais em andamento pelo Sintepe

Com processos que envolvem desde o uso do Fundeb até descontos indevidos de imposto de renda, o sindicato convida os servidores a analisarem os casos

Portal de Prefeitura

22 de agosto de 2025 às 16:28   - Atualizado às 16:36

Ivete Caetano, presidente do Sintepe.

Ivete Caetano, presidente do Sintepe. Foto: Bruno Vila Nova/Portal de Prefeitura

O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) divulgou uma série de ações judiciais em defesa da categoria, reforçando seu compromisso com a conquista e a preservação dos direitos dos profissionais da rede estadual. Com processos que envolvem desde o uso do Fundeb até descontos indevidos de imposto de renda, o sindicato convida os servidores a analisarem os casos e realizarem a adesão conforme seu vínculo e histórico funcional.

Entre os destaques está a ação do Fundeb Previdência, que busca apurar se o Governo de Pernambuco utilizou indevidamente recursos do fundo para pagar a cota patronal previdenciária. Caso comprovado, o Sintepe vai requerer a devolução desses valores, com possível rateio entre os educadores em exercício entre 2020 e os anos seguintes.

Outra frente importante é a ação dos rendimentos do precatório do Fundef, que pretende garantir que os juros e aplicações sobre os valores já pagos também sejam distribuídos aos professores e professoras reconhecidos pelo Estado como beneficiários. Os rendimentos das parcelas recebidas entre 2022 e 2024 são o foco da judicialização.

No âmbito previdenciário, duas ações relacionadas ao Funafin questionam descontos sobre gratificações específicas. A primeira trata da Gratificação de Difícil Acesso (GDA) e a segunda da Gratificação de Localização Especial (GLE), ambas cobrando a restituição dos valores retidos indevidamente entre 2015 e 2020.

Também está em curso a ação que busca a devolução do imposto de renda cobrado sobre gratificações de natureza indenizatória, como difícil acesso e locomoção. Além da suspensão futura dos descontos, o sindicato busca o ressarcimento dos últimos cinco anos.

Veja Também

Por fim, o Sintepe prepara uma ação sobre a progressão funcional por desempenho, que tem sido negligenciada sob a justificativa da falta de regulamentação. O sindicato, no entanto, defende que o Decreto Estadual nº 38.297/2012 já oferece respaldo para a efetivação das progressões previstas no PCCV da Educação.

Os formulários de adesão para cada ação já estão disponíveis no site do sindicato. O Sintepe orienta que os servidores leiam atentamente cada caso e verifiquem se se enquadram nos critérios estabelecidos. A participação da categoria é fundamental para o fortalecimento da luta coletiva.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:16, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Uber Black 2025 tem novas regras de aceitação de carros e motoristas.
Promoção

Uber oferece R$ 50 de desconto em corridas para incentivar doação de sangue no Carnaval do Recife

A iniciativa surge em um momento em que os estoques de sangue costumam diminuir, enquanto a demanda hospitalar continua elevada.

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá
Gestão

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá

O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.

Chuva no Recife; alerta da Apac.
Atualizações

APAC divulga cidades em que mais choveu nas últimas 24 horas em Pernambuco; veja lista

Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.

mais notícias

+

Newsletter