Carreta da Mulher Pernambucana Foto: Phillipe Jonathan
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), amplia a cobertura da saúde feminina com a atuação das Carretas da Mulher Pernambucana, que integram o programa Cuida PE Mulher. A iniciativa já soma 57.392 atendimentos em 97 municípios pernambucanos. A ação itinerante do Estado é voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Entre os números de maior impacto, destacam-se 31.314 exames de mamografia realizados, além de 11.456 ultrassonografias das mamas e 11.121 consultas com ginecologista. A estratégia também fortalece o cuidado especializado com 1.725 teleconsultas com mastologista, 993 exames de colposcopia, além de biópsias de mama guiadas por ultrassonografia e biópsias do colo do útero, garantindo linha de cuidado completa para investigação e acompanhamento de casos suspeitos.
Para Elizabeth Bezerra, moradora do bairro de Afogados, a agilidade e a qualidade do atendimento fazem a diferença. “Olha que o exame sai na hora. Estou aqui com meus exames e com o medicamento que tenho que tomar. Vim à Carreta para fazer o exame de colposcopia. Como eu já tinha feito alguns exames de prevenção, como o da mama, não foi necessário realizar aqui. Mas o atendimento da colposcopia foi excelente. O médico me atendeu muito bem. Venham, porque o atendimento é excelente. Venham preparadas para fazer o exame, porque o exame é na hora”, disse Elizabeth.
Para ter acesso aos serviços, as usuárias devem apresentar documento oficial com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência. Procedimentos como ultrassonografia, colposcopia e biópsias requerem encaminhamento médico ou indicação clínica a partir de resultados anteriores.
Confira a agenda da Carreta da Mulher Pernambucana nesta semana:
2
4
14:01, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Festa tem início às 19h com atrações musicais e culturais distribuídas entre os polos Saramandaia, Sítio Histórico e Três Ladeiras.
Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a cidade será palco de quatro dias de pura emoção, com shows de artistas renomados do forró e da música nordestina.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+