Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Carreta da Mulher Pernambucana chega a Paulista com exames e serviços gratuitos

A ação integra o Agosto Lilás e oferece exames gratuitos para prevenção e diagnóstico precoce de câncer.

Eduarda Queiroz

09 de agosto de 2025 às 15:00   - Atualizado às 15:00

Carreta da Mulher Pernambucana.

Carreta da Mulher Pernambucana. Foto: Divulgação / Governo do Estado

A Carreta da Mulher Pernambucana chega a Paulista neste sábado, 9 de agosto, às 15h, na Praça João Pessoa, no Centro, marcando mais uma importante conquista da Secretaria Executiva da Mulher de Paulista, em articulação com a Secretaria Estadual da Mulher.

A vinda do equipamento integra a programação do Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher. Os atendimentos à população começam na próxima segunda-feira (11), seguindo até quinta-feira (14), das 8h às 16h.

A programação de saúde terá foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, com exames de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos e, a partir dos 35 anos, para aquelas que fazem parte de grupos de risco.

Também serão ofertados ultrassonografia de mama, colposcopia, biópsia de lesões no colo do útero e nódulos mamários, punção da mama guiada por ultrassonografia, teleconsultas com mastologista e consultas com ginecologista, de acordo com regulação e indicação clínica.

O encaminhamento das pacientes será realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Gerências Regionais de Saúde (Geres), que agendam pela Central de Marcação de Consultas e Exames do Estado (CMCE).

Veja Também

Parte dos serviços também poderá ser acessada por demanda espontânea. É necessário apresentar documento oficial com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Além dos serviços de saúde, a Secretaria Executiva da Mulher de Paulista estará presente no local durante a semana, conversando com as mulheres, orientando sobre a campanha Agosto Lilás, distribuindo materiais informativos sobre o combate à violência contra a mulher e prestando orientações gerais.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos de Paulista também marcará presença, oferecendo, de segunda a quinta-feira, emissão de RG, confecção da Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CPTEA) e encaminhamentos para registro de nascimento.

A secretária executiva da Mulher, Fabrina Juliana, destacou o trabalho integrado das pastas e reforçou o caráter informativo da ação.

“Além dos exames e atendimentos de saúde, vamos estar lá, conversando diretamente com as mulheres, falando sobre a importância do Agosto Lilás, distribuindo material informativo e orientando sobre os serviços disponíveis no município para combater a violência contra a mulher”, explicou Fabrina.

Ainda de acordo com a gestora, o trabalho em conjunto é de grande importância para que a população possa se beneficiar de diversos serviços durante a ação.

“Além da Secretaria de Saúde, fizemos questão de envolver outras secretarias, como a de Desenvolvimento Social, ampliando assim o alcance da ação. Nosso compromisso é garantir que cada mulher tenha acesso à informação, cidadania e cuidados com a saúde”, afirmou.

A Carreta da Mulher Pernambucana integra o Programa Cuida PE, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) em parceria com a Prefeitura do Paulista.

A ação reforça o compromisso conjunto entre Estado e município em garantir serviços de saúde, cidadania e informação para as mulheres, ampliando o acesso aos direitos e fortalecendo o enfrentamento à violência de gênero.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:10, 15 Abr

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O serviço é realizado de forma prática e acessível, garantindo mais comodidade à população.
Cidadania

Olinda: prefeitura oferece emissão gratuita de segunda via de certidões de nascimento e casamento

O serviço é realizado de forma prática e acessível, garantindo mais comodidade à população.

Presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, presidente da Amupe e prefeito de Aliança, Pedro Freitas e Diego Cabral, prefeito de Camaragibe.
Preocupação

Prefeitos buscam solução na Alepe para aprovação da LOA 2026 e evitar futuros prejuízos nas cidades

Na oportunidade, a Amupe destacou a preocupação com os impactos da ausência de espaço fiscal para remanejamento das rubricas do orçamento aprovado. 

Vereador do Recife Felipe Alecrim.
Vídeo

Felipe Alecrim denuncia que mais de 15 mil estão sem BPC no Recife por negligência da prefeitura

O vereador lembrou que o Governo Federal exige que as gestões municipais realizem visitas para que o benefício seja renovado.

mais notícias

+

Newsletter