Atendimento na Carreta da Mulher Pernambucana. Foto: Phillipe Jonathan
Com foco na ampliação do acesso aos serviços de saúde e na detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, a Carreta da Mulher Pernambucana ultrapassou a marca de 37.338 mil atendimentos desde que iniciou suas atividades, no fim do mês de maio deste ano. A iniciativa do Governo de Pernambuco, coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), percorre o Estado levando exames e consultas especializadas para perto da população feminina.
A Carreta já realizou 19.663 exames de mamografia, 7.718 ultrassonografias das mamas e 7.615 consultas ginecológicas. O serviço também disponibiliza teleconsultas com mastologistas, exames de colposcopia, biópsias de mama guiadas por ultrassonografia e biópsias do colo do útero.
Com quatro carretas em funcionamento, o programa tem alcançado todas as regiões do Estado, uma estrutura completa para o atendimento às mulheres pernambucanas, garantindo conforto, acolhimento e qualidade nos serviços de saúde. Além dos exames e consultas, o projeto oferece procedimentos complementares que auxiliam na investigação e no diagnóstico, fortalecendo a linha de cuidado integral da mulher no SUS.
Para ser atendida, a usuária deve apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Nos casos de ultrassonografia, colposcopia ou biópsias, é necessário apresentar encaminhamento médico e/ou resultado de exame alterado.
"Eu tenho histórico de câncer de ovário na família. Aproveitei que a Carreta está na frente do meu trabalho e resolvi unir o útil ao agradável. Por causa do tempo, se tornou bem fácil, bem cômodo, por conta do dia a dia, do corre-corre. Fiz meus exames e estou saindo daqui satisfeita com o atendimento. Foi uma ótima iniciativa da governadora criar essa Carreta para nós mulheres, " destacou Rosangela dos Santos, de 58 anos, moradora do Recife.
Confira os locais de atendimento desta semana:
• Carreta 1 - Recife (13/10 a 18/10)
Local: Palácio Campo das Princesas
• Carreta 2 - Timbaúba (13/10 a 18/10)
Local: Pátio da Estação
• Carreta 3 - Jurema (13/10 a 15/10)
Local: Praça Nossa Senhora da Conceição
• Carreta 3 - Panelas (16/10 a 18/10)
Local: Rua Amauri de Medeiros (Ao lado do terminal rodoviário de Panelas)
• Carreta 4 - Santa Maria da Boa Vista (13/10 a 18/10)
Local: Orla da Maçãnzeira, Centro
2
3
4
02:15, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
mais notícias
+