Carreta da Mulher Pernambucana. Foto: Phillipe Jonathan
Entre esta segunda-feira, 3 de novembro, e o próximo sábado, 8 de novembro, as quatro unidades da Carreta da Mulher Pernambucana, do programa Cuida PE Mulher, estarão nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Vicência, Agrestina, Ibirajuba e Afrânio, ofertando gratuitamente exames e consultas voltadas à promoção saúde feminina.
A iniciativa, promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), já soma 42.393 atendimentos desde o início das ações, consolidando-se como uma das principais estratégias de descentralização da assistência e ampliação do acesso aos serviços de diagnóstico precoce em todas as regiões do estado.
O exame de mamografia lidera o ranking de atendimentos, com 22.729 procedimentos realizados, seguidos por ultrassonografias das mamas (8.579) e consultas com ginecologistas (8.429).
Também foram contabilizadas 1.411 teleconsultas com mastologistas e 715 exames de colposcopia. A Carreta da Mulher realiza também biópsias de mama guiadas por ultrassonografia e biópsias do colo do útero.
A diretora de Linhas de Cuidados da SES-PE, Ana Paula Lucena, enfatiza a importância do programa para as mulheres pernambucanas.
“A expansão da oferta de ações por meio das Carretas configura-se como componente essencial para a qualificação da linha de cuidado oncológica, promovendo o acesso da população feminina aos níveis primário e secundário de atenção à saúde. Essa iniciativa contribui, de forma significativa, para a redução do tempo entre a identificação de sinais e sintomas e a confirmação diagnóstica, além de favorecer o início oportuno do tratamento oncológico”, disse Ana Paula.
Ao todo, 64 municípios pernambucanos já foram contemplados com as carretas. Para ter acesso aos serviços, as usuárias devem apresentar documento de identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.
Exames como colposcopia, ultrassonografia e biópsias exigem encaminhamento médico ou resultado alterado.
3
09:31, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
mais notícias
+