Camaragibe registra 25 ocorrências e novos deslizamentos entre a madrugada e manhã deste sábado (2) Foto: Divulgação
Em relação às fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife (RMR) e o município de Camaragibe desde a madrugada desta sexta-feira, 1° de maio, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, informou que entre a 0h e as 7h deste sábado (2), a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Camaragibe registrou mais três ocorrências sem vítimas e apenas com danos materiais, sendo três deslizamentos de barreira nos bairros do Timbi, Alberto Maia e Aldeia.
No total, até o momento foram registradas 25 ocorrências desde ontem (1º), com a interdição de três casas (sendo duas ocupadas e uma desabitada) e as famílias sendo rapidamente deslocadas para o ponto de acolhimento, na Escola Municipal do Alto Santo Antônio, seguindo estritamente as diretrizes do Plano de Contigências (Plancon) da Defesa Civil.
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Camaragibe reforça que, em caso de emergência e necessidade de evacuação para algum abrigo, o contato da população com o grupo de prontidão da Defesa Civil municipal pode ser feito pelo telefone (81) 99935-3015 (WhatsApp) e que a Guarda Civil Municipal de Camaragibe (GCMC) também pode ser acionada pelo número 153.
As intensas chuvas que assolaram Pernambuco entre os dias °1 e 2 de maio provocaram um cenário de emergência em diversos municípios. O balanço da Defesa Civil de Pernambuco registra um total de 1.096 desabrigados e 1.094 desalojados, somando mais de 2.190 pessoas fora de suas casas. Além da perda de quatro vidas, com dois óbitos em Olinda e dois em Recife e cinco pessoas feridas.
Em resposta a essa crise humanitária, a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (SEPDEC/SDS) e parceiros mobilizaram uma significativa operação de ajuda.
Os danos humanos foram amplamente distribuídos, com Camaragibe registrando 4 desabrigados e 11 desalojados; Goiana, 146 desabrigados e 994 desalojados; Igarassu, 27 desabrigados e 21 desalojados; Limoeiro, 4 desabrigados e 5 desalojados; Olinda, 170 desabrigados, 5 feridos e 2 óbitos; Paulista, 32 desabrigados e 11 desalojados; Recife, 671 desabrigados e 2 óbitos; e Timbaúba, 42 desabrigados e 52 desalojados.
Em meio a este cenário, a distribuição de suprimentos essenciais foi crucial. Goiana, um dos municípios mais afetados por inundações, recebeu 150 colchões, 300 lençóis, 38 kits de limpeza e 38 kits de higiene.
Olinda, que enfrentou a perda de vidas e centenas de desalojados, foi contemplada com o maior volume de doações: 400 colchões, 400 lençóis, 200 kits de limpeza e 100 kits de higiene. Paulista, por sua vez, recebeu 32 colchões, 64 lençóis, 8 kits de higiene e 8 kits de limpeza.
A Secretaria de Assistência Social de Pernambuco (SAS-PE) também desempenhou um papel vital, retirando 55 colchões para atender às necessidades urgentes em outras localidades.
No total, a operação de resposta rápida distribuiu 637 colchões, 764 lençóis, 246 kits de limpeza e 146 kits de higiene, demonstrando um esforço coordenado para apoiar as comunidades afetadas.
A Defesa Civil mantém o monitoramento contínuo das áreas de risco, alertando a população para a continuidade das chuvas e a importância de seguir as orientações das autoridades locais para garantir a segurança de todos.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações de assessoria
1
2
12:22, 02 Mai
25
°c
Fonte: OpenWeather
A agência segue monitorando continuamente as condições meteorológicas e hidrológicas. Novos avisos poderão ser emitidos a qualquer momento.
Oportunidades estão distribuídas entre sistemas municipal e estadual para candidatos com ou sem exigência de escolaridade e experiência.
A decisão foi tomada pelo prefeito Mano Medeiros, priorizando a segurança da população diante do cenário climático.
mais notícias
+