Pernambuco, 03 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Apac divulga balanço de chuvas nas últimas 24 horas em Pernambuco; veja maiores acumulados

As chuvas, que ganharam força durante a madrugada, mobilizando as equipes de monitoramento em tempo real.

Cami Cardoso

26 de maio de 2026 às 08:09   - Atualizado às 08:35

Cidade do Recife em dia de chuva

Cidade do Recife em dia de chuva Foto: Reprodução

O alerta de Estado de Observação emitido pela Apac se confirmou nesta terça-feira, 26 de maio. As chuvas, que ganharam força durante a madrugada, atingiram com maior intensidade a Mata Sul e a Região Metropolitana do Recife, mobilizando as equipes de monitoramento em tempo real.

De acordo com o boletim oficial das últimas 24 horas, o município de Tamandaré liderou o acumulado de precipitação no estado, registrando 35,2 mm. Logo em seguida, os maiores volumes foram reportados pelas cidades de Barreiros, com 28,9 mm, e São José da Coroa Grande, com 27,6 mm.

Na Grande Recife, a instabilidade se concentrou nas primeiras horas da manhã. Olinda registrou 15,8 mm nas últimas 12 horas, enquanto a capital teve 13,4 mm no bairro do Pina. A Apac reforça que o monitoramento continua nas áreas mapeadas, orientando a população a seguir as recomendações da Defesa Civil.

  • Tamandaré – 35,2 mm

  • Barreiros – 28,9 mm

    Veja Também

  • São José da Coroa Grande – 27,6 mm

  • Rio Formoso – 20,8 mm

  • Sirinhaém – 18,5 mm

  •  
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

    Alerta para toda terça-feira (26)

    Moradores de três regiões de Pernambuco devem redobrar a atenção com as condições do tempo nas próximas horas. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso meteorológico informando que a previsão indica a ocorrência de chuvas com intensidade moderada a partir da madrugada e ao longo de toda a terça-feira, 26 de maio.

    De acordo com os meteorologistas da agência estatal, o sistema meteorológico deve concentrar os maiores volumes de água nas seguintes localidades:

    • Região Metropolitana do Recife (RMR)

    • Zona da Mata Norte

    •  

      Zona da Mata Sul

     

    Recomendações de Segurança

    Diante do cenário de solo potencialmente já alagado e da continuidade das chuvas, o alerta é direcionado principalmente para quem reside em áreas vulneráveis, como morros, encostas e regiões historicamente sujeitas a alagamentos ou inundações.

    A recomendação das autoridades é que a população fique atenta a sinais de movimentação de terra (como postes inclinados, rachaduras nas paredes ou estalos) e evite atravessar ruas inundadas.

    Em caso de necessidade ou identificação de riscos estruturais, os moradores devem deixar os imóveis imediatamente e acionar os números de emergência da Defesa Civil de seus respectivos municípios.

    Mais Conteúdos

    Mais Conteúdos

    Mais Lidas

    Icone Localização

    Recife

    21:02, 03 Ago

    Imagem Clima

    24

    °c

    Fonte: OpenWeather

    Notícias Relacionadas

    Atendimento na Carreta da Mulher Pernambucana.
    Serviço

    Carreta da Mulher Pernambucana estará em Recife, Caruaru e Iguaracy; veja programação

    Desde o início da ação, em maio de 2025, já foram realizados 122.612 atendimentos em 173 municípios pernambucanos. O total inclui 26.139 consultas e 96.473 exames e biópsias.

    Caminhada PET em Olinda contra maus-tratos inscreve até 10 de agosto; veja como participar
    Conscientização

    Caminhada PET em Olinda contra maus-tratos inscreve até 10 de agosto; veja como participar

    O evento acontecerá de 15 de agosto, com concentração às 5h e largada às 6h, na Praça Duque de Caxias, conhecida como Praça do Quartel, em Casa Caiada.

    Supermercado é condenado após funcionária trabalhar 18 horas e urinar nas calças no Grande Recife
    Justiça

    Supermercado é condenado após funcionária trabalhar 18 horas e urinar nas calças no Grande Recife

    O caso foi em 2025, mas a decisão de segunda instância foi publicada na última semana de julho. O tribunal manteve a condenação definida anteriormente pela Justiça do Trabalho.

    mais notícias

    +

    Newsletter