Cidade do Recife em dia de chuva Foto: Reprodução
Moradores de três regiões de Pernambuco devem redobrar a atenção com as condições do tempo nas próximas horas. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso meteorológico informando que a previsão indica a ocorrência de chuvas com intensidade moderada a partir da madrugada e ao longo de toda a terça-feira, 26 de maio.
De acordo com os meteorologistas da agência estatal, o sistema meteorológico deve concentrar os maiores volumes de água nas seguintes localidades:
Região Metropolitana do Recife (RMR)
Zona da Mata Norte
Zona da Mata Sul
Diante do cenário de solo potencialmente já alagado e da continuidade das chuvas, o alerta é direcionado principalmente para quem reside em áreas vulneráveis, como morros, encostas e regiões historicamente sujeitas a alagamentos ou inundações.
A recomendação das autoridades é que a população fique atenta a sinais de movimentação de terra (como postes inclinados, rachaduras nas paredes ou estalos) e evite atravessar ruas inundadas.
Em caso de necessidade ou identificação de riscos estruturais, os moradores devem deixar os imóveis imediatamente e acionar os números de emergência da Defesa Civil de seus respectivos municípios.
Essa oscilação no tempo coincide com o período chuvoso do Nordeste, que compreende os meses de abril a agosto e historicamente concentra os maiores índices de precipitação da região.
Na faixa litorânea, em especial na costa leste nordestina, o trimestre formado por maio, junho e julho costuma registrar os maiores acumulados de chuva de todo o ano.
2
3
4
17:12, 03 Ago
25
°c
Fonte: OpenWeather
Levantamento mostra que o estado reduziu em 41% a extrema pobreza, impulsionado por programas sociais e pela geração de empregos.
A expectativa é de que o evento movimente R$ 20 milhões e atraia mais de 170 mil pessoas para a cidade. Cada município da itinerância recebe cinco dias do evento.
"Tô muito feliz, gente. Depois de tantos anos ser recebida assim com esse amor e carinho não tem preço. Muita gratidão", afirmou a rainha do Calypso.
mais notícias
+