A agência classifica o cenário no nível amarelo de atenção, com previsão de acumulados entre 30 e 50 milímetros nessas regiões.
25 de maio de 2026 às 15:23 - Atualizado às 15:27
Chuva. Foto: Ilustração/Freepik
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou uma nova previsão meteorológica indicando aumento das chuvas em três regiões de Pernambuco ao longo desta semana.
Segundo o órgão, a terça-feira, 26 de maio, deve concentrar os maiores volumes de precipitação, especialmente no Grande Recife, Zona da Mata Norte e Mata Sul.
A tendência meteorológica classifica o cenário como moderado, dentro do nível amarelo de atenção, com previsão de acumulados entre 30 e 50 milímetros nessas regiões.
Apesar de a semana passada ter apresentado períodos de tempo mais firme, pancadas isoladas continuaram sendo registradas em diferentes áreas do estado.
Entre a noite do domingo (24) e a manhã desta segunda-feira (25), alguns pontos da Região Metropolitana do Recife tiveram chuva persistente.
De acordo com a Apac, a intensidade das precipitações deve começar a diminuir gradualmente a partir da quarta-feira (27).
A previsão indica chuvas variando entre fracas e moderadas até o sábado nas áreas da Mata Norte, Mata Sul e Grande Recife.
Já nas regiões do Agreste, Sertão, Sertão do São Francisco e no arquipélago de Fernando de Noronha, a expectativa é de chuva fraca a moderada apenas na terça-feira.
Em Noronha, porém, as precipitações devem continuar até a sexta-feira (29). Nas demais regiões do interior, a tendência é de tempo seco a partir da quarta.
Para o Recife, a previsão aponta céu nublado a parcialmente nublado durante a terça-feira, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas ao longo do dia. As temperaturas devem variar entre 22°C e 28°C, com ventos moderados.
Os principais institutos meteorológicos do país apontam que o período entre abril e agosto costuma concentrar os maiores índices de chuva no Nordeste brasileiro.
Na faixa litorânea da região, especialmente na costa leste nordestina, os meses de maio, junho e julho geralmente registram os maiores acumulados do ano.
2
4
01:41, 24 Ago
26
°c
Fonte: OpenWeather
Apac prevê tempo seco até segunda-feira (24), enquanto o Inmet alerta para ressecamento das vias respiratórias e risco de incêndios.
Sistema se forma entre o Sul do país e o Uruguai e provoca temporais, rajadas de vento e avanço de uma massa de ar frio
A relação mostra que três dos cinco maiores registros ocorreram na Região Metropolitana. A capital ocupou a segunda colocação, com 86,8 milímetros.
mais notícias
+