Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Anderson Ferreira chama Gilson Machado de "corvo negro" e cita prejuízos eleitorais

Segundo Anderson, a atuação de Gilson foi prejudicial ao desempenho eleitoral da bancada bolsonarista no estado nas eleições municipais de 2024.

Fernanda Diniz

14 de julho de 2025 às 16:15   - Atualizado às 16:47

Gilson Machado, Jair Bolsonaro e Anderson Ferreiro.

Gilson Machado, Jair Bolsonaro e Anderson Ferreiro. Foto: Divulgação

O presidente estadual do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, fez críticas contundentes ao ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, durante entrevista concedida à jornalista Betânia Santana, da Folha de Pernambuco.

Segundo Anderson, a atuação de Gilson foi prejudicial ao desempenho eleitoral da bancada bolsonarista no estado nas eleições municipais de 2024.

“Eu não tenho dúvida nenhuma disso”, afirmou Anderson, ao ser questionado se o partido teria elegido mais representantes caso Gilson não estivesse envolvido no processo eleitoral.

Ferreira declarou que, apesar de não gostar de entrar em conflitos, decidiu tornar pública a insatisfação devido ao desgaste interno provocado pelo ex-ministro.

Durante a entrevista, Anderson utilizou uma metáfora marcante ao comparar Gilson a um “corvo negro”, ave que, segundo ele, representa a tentativa de minar a liderança da “águia” símbolo da força e da visão de longo alcance.

Veja Também

“Você sabe qual é o maior inimigo da águia? É o corvo negro. Ele voa no mesmo campo da águia, vem por trás e fica bicando a asa dela, incomodando. Sabe o que a águia faz? Ela voa mais alto. O corvo tenta acompanhar, perde oxigênio e cai”, afirmou.

A metáfora foi usada para ilustrar como o PL deve reagir diante de sabotagens e divisões internas: “subindo o nível”, ou seja, mantendo foco e estratégia, sem se deixar abalar por disputas internas.

As declarações de Anderson expõem uma cisão importante dentro do PL de Pernambuco, que pode influenciar o cenário político estadual em 2026, especialmente nas disputas majoritárias.

Anderson Ferreira para o Senado 

O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, está entre os nomes cotados para disputar uma vaga no Senado Federal em 2026. 

A Direita tem como estratégia ampliar sua representação no Congresso, e o PL, principal partido do campo, pretende lançar candidaturas em diversos estados.

Nascido em Recife em 10 de dezembro de 1972, Anderson é filho de Iranete Ferreira e do pastor da Assembleia de Deus e ex-deputado estadual Manoel Ferreira, além de ser irmão gêmeo do ex-vereador e deputado federal André Ferreira.

Anderson Ferreira iniciou sua trajetória política como deputado federal, cargo para o qual foi eleito em 2010 e reeleito em 2014. Durante seu mandato, votou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. 

Em 2016, renunciou ao cargo para disputar a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, sendo eleito no segundo turno.

Em 2022, deixou a prefeitura para concorrer ao Governo de Pernambuco pelo PL, com o apoio do então presidente Jair Bolsonaro. Terminou a disputa em terceiro lugar, com 890.220 votos (18,15% dos votos válidos). 

Na campanha, sua principal base eleitoral foi a Região Metropolitana do Recife e o segmento evangélico, público no qual tem forte inserção.

A estratégia nacional do PL prevê a apresentação de um único candidato ao Senado por estado, concentrando os votos do eleitorado alinhado à Direita. Com esse cenário e sua trajetória política, Anderson Ferreira avalia a possibilidade de entrar na disputa.

 

 

 

 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:14, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter