Até cinco dias antes do pleito, a Comissão Eleitoral divulgará a lista oficial de associados aptos a votar.
27 de janeiro de 2025 às 13:51 - Atualizado às 13:51
convocação para as eleições da diretoria Foto: divulgação Amupe
Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) publicou nesta segunda-feira, 27 de janeiro, às 8h, em seu site oficial (amupe.org), o edital de convocação para as eleições da diretoria executiva, do conselho fiscal e do conselho deliberativo da instituição. O documento traz informações sobre o processo eleitoral, incluindo prazos para registro de chapas, composição obrigatória e a data da eleição, marcada para o dia 27 de fevereiro de 2025.
A votação será realizada de forma virtual, das 8h às 17h, com os prefeitos podendo votar diretamente de seus municípios ou por meio de totens instalados na sede da Amupe.
As chapas devem ser compostas por 38 integrantes, divididos entre os cargos de diretoria executiva (8), conselho fiscal (6) e conselho deliberativo (24). O prazo para inscrições vai até 17 de fevereiro, no horário das 08h às 17h de segunda a quinta e 08 às 13h, nas sextas-feiras.
Até cinco dias antes do pleito, a Comissão Eleitoral, composta pelos prefeitos Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho), Zé Martins (João Alfredo) e Joel Gonzaga (Feira Nova), divulgará a lista oficial de associados aptos a votar.
Após o encerramento da votação, às 17h do dia 27 de fevereiro, os votos serão computados pela comissão, e o resultado será anunciado, oficializando a chapa eleita para conduzir os trabalhos da Amupe no próximo biênio (2025-2027).
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizou na última terça-feira, 14 de janeiro, em sua sede no Recife, a sua primeira assembleia extraordinária de prefeitos de 2025. O encontro reuniu mais de 170 gestores e gestoras das cidades pernambucanas para tratar de temas importantes relacionados à Associação, como o processo de eleição da nova diretoria executiva e conselho fiscal e conselho deliberativo.
Até então, Marcelo Gouveia (Podemos), que é o atual presidente da Amupe e ex-prefeito de Paudalho, concorre à reeleição e disputa a vaga com Pedro Freitas (PP), prefeito de Aliança. No entanto, Márcia Conrado (PT), ex-vice-presidente da Associação e gestora municipal de Serra Talhada, está sendo estimulada para entrar na concorrência.
Na ocasião foi escolhida a comissão responsável pelas eleições, que acontecerão em fevereiro. O grupo será composto pelos prefeitos José Martins, de João Alfredo; Lula Cabral, do Cabo de Santo Agostinho e Joel Gonzaga, de Feira Nova.
O prefeito Caíque Galeguinho, da cidade de Angelim avaliou de forma positiva a realização do evento, assim como os temas debatidos.
“Foi bastante proveitosa esta primeira assembleia, pois tratou de questões estruturais que são fundamentais para os cidadãos como universalização do saneamento e iluminação pública. Também foi importante, sobretudo, o debate sobre o processo de eleição da Amupe, que é uma associação que representa tão bem os municípios pernambucanos,” concluiu o prefeito.
CBN Recife
2
23:26, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+