Pernambuco entra no mapa da baixa umidade Foto: Reprodução Google Earth.
O primeiro domingo de 2026 começa sob o sinal de alerta para grande parte dos pernambucanos. Em primeiro lugar, as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) confirmam que a massa de ar seco que atingiu o estado no sábado continuará estacionada sobre a região. De fato, a umidade relativa do ar deve oscilar entre 20% e 30% em cidades do Agreste e Sertão, o que coloca essas áreas em "estado de atenção". Nesse sentido, o fenômeno é comum nesta época do ano, mas a intensidade atual tem preocupado as autoridades de saúde devido ao longo período sem chuvas significativas no interior.
Cidades atingidas e o risco de incêndios
As áreas mais afetadas incluem polos importantes como Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina. Além disso, a baixa umidade não traz riscos apenas para o corpo humano, mas também para o meio ambiente. Dessa forma, o Corpo de Bombeiros de Pernambuco emitiu um comunicado reforçando o perigo de queimadas em terrenos baldios e áreas de vegetação seca. Nesse contexto, qualquer bituca de cigarro ou pequena fogueira pode desencadear incêndios de grandes proporções, que se espalham rapidamente devido à falta de vapor de água na atmosfera e aos ventos moderados típicos da estação.
Recomendações essenciais para enfrentar o ar seco
Viver com a umidade abaixo dos níveis ideais exige mudanças imediatas nos hábitos diários. Consequentemente, especialistas recomendam que os pernambucanos intensifiquem a hidratação, consumindo no mínimo dois litros de água ao longo do dia. Assim sendo, outras dicas práticas incluem o uso de umidificadores de ar ou baldes de água nos quartos durante o período de descanso e a aplicação de soro fisiológico nas narinas e olhos para evitar o ressecamento das mucosas, algo que pode facilitar a entrada de vírus e bactérias no organismo.
Atividades físicas e exposição solar
Para quem pretende aproveitar o domingo para exercícios ao ar livre, o cuidado deve ser ainda maior. Contudo, a orientação médica é que atividades físicas pesadas sejam evitadas entre as 10h e 16h, período em que a radiação solar é mais forte e a umidade atinge seus níveis mínimos. Dessa forma, o esforço físico sob ar seco pode causar tonturas, queda de pressão e desidratação severa. O uso de roupas leves e a proteção da cabeça com chapéus ou bonés são indispensáveis para quem precisar circular pelas ruas das cidades sob alerta.
Perspectivas para o início da semana
Embora o domingo seja marcado pelo calor e pela secura, os modelos meteorológicos indicam que a situação pode começar a sofrer alterações a partir de terça-feira. Portanto, até que a umidade volte a subir, a prevenção continua sendo a melhor ferramenta para evitar idas desnecessárias às unidades de pronto atendimento. Manter-se informado sobre as atualizações da Defesa Civil é fundamental para garantir um início de ano tranquilo e com saúde, especialmente para crianças e idosos, que são os grupos mais vulneráveis a essas variações climáticas.
2
3
4
03:43, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
mais notícias
+