As vagas são destinadas a estudantes do ensino médio ou a quem já concluiu a escolaridade básica e busca uma formação profissional para inserção no mercado de trabalho.
Senai oferece vagas., Foto: Arte/Portal de Prefeitura
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai-PE) está com inscrições abertas para 415 bolsas integrais em cursos técnicos gratuitos. As vagas são destinadas a estudantes do ensino médio ou a quem já concluiu a escolaridade básica e busca uma formação profissional para inserção no mercado de trabalho.
As oportunidades abrangem nove cursos técnicos oferecidos nas modalidades presencial e semipresencial, distribuídos entre as Escolas Técnicas Senai de Santo Amaro (Recife), Paulista, Caruaru, Belo Jardim e Petrolina.
O programa tem foco em jovens de baixa renda, reforçando o compromisso do Senai com a ampliação do acesso à educação técnica e à qualificação profissional em Pernambuco.
As bolsas estão distribuídas em diferentes áreas da indústria, com foco em setores que seguem em expansão no estado. Os cursos disponíveis são:
Essas formações atendem tanto a demandas do polo industrial da Região Metropolitana quanto aos arranjos produtivos locais do Agreste e Sertão, ampliando as chances de empregabilidade dos alunos após a conclusão do curso.
Podem se candidatar estudantes matriculados no ensino médio ou pessoas que já tenham concluído os estudos, com idade mínima de 16 anos. Além disso, as bolsas são destinadas a candidatos de baixa renda, conforme os critérios definidos pelo edital.
Os interessados devem estar atentos aos requisitos e à documentação obrigatória, pois apenas quem comprovar todas as condições poderá concorrer às vagas.
As inscrições já está aberto e segue até o dia 13 de outubro, exclusivamente pela internet. O Senai-PE reforça que o processo seletivo seguirá a ordem de inscrição, ou seja, quem se inscrever primeiro e atender aos pré-requisitos terá prioridade no preenchimento das vagas.
O resultado final será divulgado no dia 14 de outubro, também de forma online.
Documentação necessária
Para participar, os candidatos devem enviar cópias dos seguintes documentos:
No caso de candidatos menores de 18 anos, é obrigatória a apresentação dos documentos do responsável legal.
Após a matrícula, os estudantes deverão manter frequência mínima de 75% nas aulas e atingir média final de 7,0 para obter o certificado de conclusão do curso técnico.
3
4
13:09, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.
Os docentes aprovados também terão direito ao auxílio-alimentação de R$ 1.175,00 e ao auxílio pré-escolar de R$ 484,90.
Ao todo, serão 79 vagas destinadas aos níveis médio e técnico e outras 26 para o nível superior.
mais notícias
+