O programa, com duração de 21 meses, é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e oferece cursos de formação profissional básica e técnica.
Programa Jovem Aprendiz. Foto: Reprodução/Internet.
A Petrobras abriu inscrições para 700 vagas na nova edição do Programa Jovem Aprendiz, que busca formar e inserir jovens no mercado de trabalho por meio da qualificação profissional. As inscrições que vão até 12 de outubro, apresenta novidades no formato e amplia as oportunidades para grupos em situação de vulnerabilidade social.
O programa, com duração de 21 meses, é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e oferece cursos de formação profissional básica e técnica. O objetivo é preparar jovens de diferentes regiões do país para o primeiro emprego, aliando teoria e prática em áreas estratégicas.
A Petrobras reformulou o processo seletivo para ampliar o acesso e promover maior diversidade entre os participantes. O edital inclui cotas específicas que reservam parte das vagas para grupos historicamente sub-representados no mercado de trabalho.
As cotas estão distribuídas da seguinte forma:
Além das cotas, o sistema de seleção adotará um modelo de pontuação que prioriza candidatos em maior vulnerabilidade social, garantindo um processo mais inclusivo e equitativo.
Os jovens selecionados terão uma jornada de 4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais, de segunda a sexta-feira. Durante o período de aprendizado, os participantes terão carteira assinada, com salário-mínimo integral, vale-transporte, 13º salário, férias, FGTS e possibilidade de adesão a previdência complementar e ao programa de atividade física da companhia.
O programa contará com 39 turmas, sendo 26 de aprendizagem profissional básica e 13 de formação técnica, e abrangerá 30 cursos profissionalizantes ministrados pelo SENAI.
Os cursos abrangem diferentes segmentos da indústria e da área administrativa. Entre as opções disponíveis estão:
Essas áreas foram selecionadas para atender às demandas do setor energético e preparar os aprendizes para oportunidades reais no mercado.
As vagas estão distribuídas em 13 estados e no Distrito Federal, abrangendo diversas unidades operacionais e administrativas da Petrobras. As cidades participantes são:
Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Linhares (ES), Vitória (ES), Betim (MG), Juiz de Fora (MG), Recife (PE), Curitiba (PR), Natal (RN), Canoas (RS), Aracaju (SE), Cubatão (SP), Mauá (SP), Paulínia (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP), Duque de Caxias (RJ), Macaé (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Gonçalo (RJ), Brasília (DF) e Três Lagoas (MS).
Podem se inscrever jovens com idade entre 14 e 21 anos e 7 meses no momento da inscrição. Para pessoas com deficiência, não há limite máximo de idade.
Os candidatos que ainda não concluíram o ensino médio devem comprovar matrícula e frequência escolar, desde que o curso de aprendizagem escolhido não coincida com o horário das aulas regulares.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 12 de outubro, pelo site oficial da Petrobras: https://petrobras.com.br/quem-somos/jovem-aprendiz.
O programa busca reforçar o compromisso social da estatal com a formação de jovens profissionais e a inclusão no mercado de trabalho, promovendo oportunidades de aprendizado em todo o país.
1
05:03, 09 Nov
26
°c
Fonte: OpenWeather
Além da remuneração, os aprovados recebrão benefícios como vale-alimentação de R$ 1.173,92, auxílio-saúde e vale-transporte.
Neste domingo, 9 de novembro, os participantes farão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação.
"Os novos contratados terão acesso a um ambiente diverso, programas estruturados de desenvolvimento e ferramentas de inovação, tecnologia e inteligência artificial", disse a sócia-diretora.
mais notícias
+