06 de dezembro de 2024 às 15:59 - Atualizado às 15:59
Processo seletivo para agente de saúde. Foto: Divulgação
A Prefeitura de Gramado, no Rio Grande do Sul, lançou um novo processo seletivo com o objetivo de preencher 69 vagas e formar cadastro reserva para cargos de nível médio. As oportunidades são destinadas às funções de Agente de Saúde, com 54 vagas, e Agente de Combate às Endemias, com 15 vagas.
A remuneração inicial para ambos os cargos será de R$ 2.824,00, com uma carga horária semanal de 40 horas.
O período de inscrições, que teve início em 29 de novembro, segue até o dia 30 de dezembro de 2024, com encerramento previsto para as 12h.
As candidaturas devem ser realizadas exclusivamente pelo site da banca organizadora (objetivas), mediante o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 100,00.
Os candidatos serão submetidos a uma prova objetiva, marcada para o dia 26 de janeiro de 2025, e a um curso de formação inicial, que também será uma etapa eliminatória.
A prova será composta por questões distribuídas em cinco áreas de conhecimento: língua portuguesa, matemática, legislação, conhecimentos gerais e específicos.
O edital detalha o conteúdo programático exigido para cada função, reforçando a necessidade de preparação adequada por parte dos interessados.
Além das vagas iniciais, o processo prevê a formação de um cadastro reserva, garantindo a possibilidade de chamadas adicionais durante o período de validade da seleção. Conforme estipulado no edital, o certame será válido por dois anos a partir da homologação final dos resultados, prazo que pode ser prorrogado por mais dois anos a critério do município.
O Agente Comunitário de Saúde atua na prevenção de doenças e promoção da saúde por meio de ações educativas e coletivas realizadas nos domicílios e na comunidade, sob supervisão.
Suas funções incluem o diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade, a educação para a saúde individual e coletiva, o registro de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos, e o estímulo à participação comunitária em políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das famílias. Além disso, promove ações para fortalecer os vínculos entre a comunidade e o setor de saúde, contribuindo para uma atenção integral e contínua à saúde pública.
O Agente de Combate às Endemias realiza serviços de tratamento e eliminação de focos de doenças, por meio de ações educativas e coletivas nos domicílios e na comunidade, sob supervisão. Suas atividades incluem diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade, educação para a saúde, e ações de prevenção e controle de doenças, em parceria com o Agente Comunitário de Saúde.
Ele também identifica casos suspeitos de doenças e encaminha para unidades de saúde, realiza pesquisas entomológicas e malacológicas, coleta reservatórios de doenças e registra as atividades conforme as normas do SUS, além de outras funções relacionadas.
1
2
20:05, 25 Jan
29
°c
Fonte: OpenWeather
As oportunidades são destinadas a profissionais de nível médio, técnico ou superior.
A seleção dos candidatos será realizada com base na análise do currículo, títulos e experiência profissional.
As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.
mais notícias
+