21 de outubro de 2024 às 16:15 - Atualizado às 16:18
Processo seletivo para Agente de Saúde. Foto: Divulgação
A Prefeitura de Coronel Xavier Chaves, em Minas Gerais, abriu um novo processo seletivo com o objetivo de preencher duas vagas para cargos de nível médio. As oportunidades são direcionadas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias, ambos com carga horária de 40 horas semanais e remuneração mensal de R$ 2.904,00.
O período de inscrições, que começou no dia 30 de setembro de 2024, segue até as 16h do dia 30 de outubro de 2024. Os interessados podem se inscrever por meio do site do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), responsável pela organização do certame. A taxa de participação é de R$ 80,00.
A seleção será realizada em uma única etapa, por meio de prova objetiva, que está prevista para o dia 1º de dezembro de 2024. As questões abordarão temas de português, raciocínio lógico e conhecimentos específicos relacionados aos cargos ofertados.
Embora o processo de contratação seja inicialmente por um período de seis meses, o contrato poderá ser encerrado antes do prazo estipulado, caso haja uma diminuição da demanda ou o preenchimento definitivo do cargo por meio de outro processo seletivo.
O processo seletivo, que tem validade de dois anos, poderá ser prorrogado por mais dois anos, conforme as necessidades da administração municipal.
Realizar o mapeamento da sua área de atuação; cadastrar as famílias e manter esse cadastro permanentemente atualizado; identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco; orientar as famílias quanto à utilização adequada dos serviços de saúde, realizando encaminhamentos e até agendando consultas, exames e atendimentos odontológicos, quando necessário.
Executar ações e atividades dentro de suas competências nas áreas prioritárias da atenção básica; realizar, por meio de visitas domiciliares, o acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade; estar sempre atualizado sobre a situação das famílias acompanhadas, em especial aquelas em situações de risco, mantendo a equipe informada.
Desenvolver ações de educação e vigilância em saúde, com ênfase na promoção da saúde e prevenção de doenças; promover a educação e mobilização comunitária, visando implementar ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras.
Informar a Equipe de Saúde da Família (ESF) sobre a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limitações; zelar pela observância das normas de higiene, limpeza e trabalho, comunicando ao superior imediato ou ao Prefeito Municipal qualquer irregularidade que possa ocorrer.
Executar outras tarefas, atividades, serviços ou procedimentos determinados pelo superior imediato ou pelo Prefeito Municipal, desde que compatíveis com sua função, área de atuação e conhecimentos.
Executar atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças, além de promover a saúde, de acordo com as diretrizes do SUS, sob a supervisão do gestor de cada ente federado, dentro da sua comunidade ou comunidades. Eventualmente, prestar cobertura em eventos de programas emergenciais, como campanhas de vacinação e dias de combate à dengue, entre outros.
Desenvolver ações educativas e de mobilização comunitária voltadas à prevenção e controle de doenças e agravos à saúde; promover ações de prevenção e controle em conjunto com o Agente Comunitário de Saúde e a equipe de Atenção Básica. Identificar casos suspeitos de doenças e agravos e realizar encaminhamentos, quando necessário, para a unidade de saúde de referência, além de comunicar o fato à autoridade sanitária responsável.
Divulgar informações para a comunidade sobre sinais, sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças, bem como sobre medidas de prevenção individuais e coletivas. Desempenhar outras atividades correlatas, zelando pelo cumprimento das normas de higiene, limpeza e segurança no trabalho, informando o superior imediato ou o Prefeito sobre qualquer irregularidade.
Executar outras tarefas, atividades, serviços e procedimentos determinados pelo superior imediato ou pelo Prefeito Municipal, desde que compatíveis com sua função, área de atuação ou conhecimentos.
3
15:15, 07 Dez
29
°c
Fonte: OpenWeather
As oportunidades são oferecidas em várias regiões do país, incluindo estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
As vagas estão distribuídas por diversas regiões do Brasil, atendendo tanto grandes centros urbanos quanto cidades do interior.
O certame com 146 vagas em diversos cargos municipais, foi paralisado por conta de alegadas irregularidades identificadas em uma representação do MPC.
mais notícias
+