Jovens Aprendiz Petrobras Foto: Divulgação/Petrobras
A Petrobras acaba de lançar uma nova edição do seu tradicional Programa Jovem Aprendiz Petrobras, com a abertura de mais de 700 vagas distribuídas em 13 estados e no Distrito Federal. O grande diferencial deste ano é o foco na inclusão social, com 75% das vagas destinadas a grupos historicamente marginalizados, como pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência (PCDs), jovens resgatados do trabalho infantil e adolescentes em situação de acolhimento institucional.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 06 a 12 de outubro de 2025, exclusivamente pelo site oficial da Petrobras. Para participar, o jovem deve ter entre 14 anos e 21 anos e 7 meses na data da inscrição, com exceção de pessoas com deficiência, que não possuem limite de idade. Além disso, é necessário estar matriculado e frequentando a escola, caso ainda não tenha concluído o Ensino Médio.
O Jovem Aprendiz Petrobras terá duração de 21 meses, com uma jornada de trabalho de 4 horas diárias, de segunda a sexta-feira. Os aprendizes receberão salário-mínimo integral, além de vale-transporte, 13º salário, férias, FGTS, carteira assinada e acesso a benefícios como plano de previdência complementar e programa de atividade física.
Em parceria com o SENAI, a Petrobras oferecerá 30 cursos profissionalizantes, divididos entre aprendizagem básica e formação técnica. Entre os cursos disponíveis estão: automação industrial, eletrotécnica, mecatrônica, desenvolvimento de sistemas, logística, petroquímica, soldagem, entre outros. As aulas serão organizadas em 39 turmas em diversas cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Manaus e Brasília.
A iniciativa vai além da qualificação técnica. Para muitos jovens, essa pode ser a porta de entrada no mercado de trabalho formal, em um ambiente seguro e com respaldo de uma das maiores empresas do país. Segundo a Petrobras, a nova política de cotas e pontuação social tem como objetivo democratizar o acesso à oportunidade e fortalecer a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade.
O Programa Jovem Aprendiz Petrobras representa uma oportunidade real de transformação social, promovendo não apenas capacitação profissional, mas também cidadania e esperança para milhares de jovens brasileiros.
Para mais informações e detalhes sobre o processo seletivo, acesse:
https://petrobras.com.br/quem-somos/jovem-aprendiz
3
4
11:18, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Os docentes aprovados também terão direito ao auxílio-alimentação de R$ 1.175,00 e ao auxílio pré-escolar de R$ 484,90.
Ao todo, serão 79 vagas destinadas aos níveis médio e técnico e outras 26 para o nível superior.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
mais notícias
+