Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo de Pernambuco vai abrir seleção com 338 vagas para Formadores Pedagógicos

Processo da Secretaria de Educação busca reforçar apoio docente e qualificação da rede estadual

Portal de Prefeitura

29 de agosto de 2025 às 17:43   - Atualizado às 17:52

Raquel Lyra e Débora Almeida

Raquel Lyra e Débora Almeida Foto: Divulgação

O Governo de Pernambuco prepara a abertura de uma nova seleção simplificada interna com 338 vagas para Formadores Pedagógicos, voltada exclusivamente para profissionais da Rede Pública Estadual de Ensino. A iniciativa, que visa fortalecer o apoio pedagógico nas escolas, foi regulamentada por decreto publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira, 29 de agosto.

O edital com os detalhes sobre inscrições, prazos e critérios de avaliação deve ser divulgado nos próximos dias pela Secretaria de Educação de Pernambuco.

Função estratégica na rede estadual

Os Formadores Pedagógicos terão carga horária de 40 horas semanais e atuarão nas Gerências Regionais de Educação (GREs) e na própria Secretaria de Educação. A atuação envolve o desenvolvimento de formações continuadas para professores, acompanhamento pedagógico, produção de materiais didáticos, avaliação de programas educacionais e fortalecimento da integração curricular.

Todo o trabalho será alinhado ao Currículo de Pernambuco e às diretrizes das políticas educacionais estaduais em vigor.

Segundo o decreto, os critérios de seleção serão objetivos e transparentes, com avaliação de experiência, qualificação e habilidades específicas. Além disso, os profissionais selecionados terão direito à Gratificação por Localização Especial, prevista na Lei Complementar nº 485/2022.

Veja Também

Fortalecimento da educação em todas as regiões

Com as 338 vagas distribuídas por todas as regiões do estado, o objetivo do governo é ampliar o alcance da formação continuada e promover maior suporte pedagógico para professores da rede estadual. A medida integra um conjunto de ações do Plano de Recuperação da Aprendizagem, além de buscar a valorização dos educadores com atuação estratégica.

A expectativa é que o edital da seleção para Formador Pedagógico em Pernambuco seja lançado ainda no mês de setembro, com início das atividades previsto para o segundo semestre do ano letivo.

Da redação do Portal com Informações do Jaula Cursos

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:22, 06 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Programa Pé-de-Meia oferece incentivo financeiro para estudantes do ensino médio público inscritos no CadÚnico.
Brasil

Pé-de-Meia: veja quem tem direito e como participar do programa para estudantes

Iniciativa do governo oferece incentivo financeiro para alunos do ensino médio público inscritos no CadÚnico.

Plataformas digitais do MEC, como Aprenda Mais, AVAMEC e Plafor, oferecem cursos gratuitos para formação continuada de professores no Brasil.
Brasil

Plataformas do MEC oferecem cursos gratuitos para formação de professores

Ambientes digitais como Aprenda Mais, AVAMEC e Plafor reúnem cursos para docentes da educação básica, técnica e tecnológica.

Sorteio do concurso 1184 nesta quinta-feira (05/03), dia de sorte.
Dia de Sorte

Resultado do Dia de Sorte 1184 (05/03) acumula e prêmio estimado sobe para R$ 1,5 milhão

Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador com 7 acertos; milhares de apostas receberam prêmios nas demais faixas.

mais notícias

+

Newsletter