Os candidatos selecionados receberão um e-mail com o resultado no dia 14 de agosto, e devem confirmar a participação dentro do prazo informado.
05 de agosto de 2026 às 16:51 - Atualizado às 17:28
Fundaj promove oficina gratuita de Teatro Lambe-Lambe no Recife; inscrições seguem até 13 de agosto Foto: Divulgação
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realiza uma oficina gratuita de Teatro em Lambe-Lambe entre os dias 17 a 21 de agosto no Campus Ulysses Pernambucano, bairro do Derby, no Recife.
As inscrições ficam abertas até o dia 13 de agosto e visam a alcançar o público formado por educadores, artistas, estudantes e jovens a partir dos 16 anos. A oficina é promovida por meio da Unidade de Artes Visuais da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca/Fundaj).

Julia Moura, arte-educadora de Artes Visuais da Fundaj, será responsável por ministrar a oficina, que tem como objetivo apresentar os fundamentos básicos do Teatro Lambe-Lambe e do Teatro de Sombras.
Fundado por Denise Santos e Ismine Lima, na Bahia em 1980, o Teatro em Lambe-Lambe tem como característica ser um espetáculo de bonecos em miniatura apresentado em uma caixa cênica, para um espectador por vez. O público assiste à peça ao olhar por um pequeno buraco na caixa cênica.
Já o Teatro de Sombras, que tem origem na Ásia, tem sua execução no uso de sombras, com as imagens sendo criadas através de silhuetas utilizando o contraste de luz e tela.
A proposta da oficina é investigar a relação entre essas duas linguagens teatrais, oferecendo aos participantes experiências de construção dos personagens, confecção de cenários e experimentação da iluminação cênica em miniatura. Na oficina, os tradicionais marionetes vão dar lugar às silhuetas manipuladas manualmente ou projetadas por transparências e recortes iluminados dentro da caixa cênica.
Durante o processo, os participantes vão desenvolver pequenas encenações autorais e podem experimentar os processos de criação, manipulação e montagem das caixas cênicas. No final da oficina, os trabalhos serão exibidos para o público na segunda edição da Mostra de Lambe-Lambe da Fundaj, com data ainda a ser combinada com o grupo.
As inscrições acontecem até o dia 13 de agosto através do formulário eletrônico no site descrito abaixo. Os candidatos selecionados receberão um e-mail com o resultado no dia 14 de agosto, e devem confirmar a participação dentro do prazo informado. Serão disponibilizadas 20 vagas e os que cumprirem a carga horária de até 75% vão receber uma declaração de participação.
Oficina de Teatro Lambe-Lambe
1
2
3
4
07:57, 07 Ago
25
°c
Fonte: OpenWeather
Concurso 1265 do Dia de Sorte não teve ganhador na faixa principal; veja dezenas, Mês da Sorte e premiação completa.
Concurso 2425 da Timemania sorteou sete dezenas, não teve ganhador na faixa principal e prêmio segue acumulado.
Concurso 7085 da Quina premiou uma aposta de Betim (MG) com R$ 10.121.903,51 nesta quinta-feira (06/08).
mais notícias
+