Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Defensoria Pública pede suspensão de concurso para professores por falta de cotas raciais; veja onde

O edital, publicado em abril, oferece 403 vagas, com 27 reservadas para pessoas com deficiência, mas não inclui cotas para negros, indígenas ou quilombolas.

06 de maio de 2025 às 13:53   - Atualizado às 13:53

Defensoria Pública pede suspensão de concurso por falta de cotas raciais.

Defensoria Pública pede suspensão de concurso por falta de cotas raciais. Foto: Reprodução/INSS

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba recomendou, na segunda-feira, 5 de maio, a suspensão imediata do concurso público promovido pela Secretaria de Educação de João Pessoa. O objetivo é que o edital do certame, que oferta 403 vagas, seja reformulado para incluir cotas étnico-raciais.

Apesar da divulgação ter ocorrido na segunda, a recomendação foi emitida em 30 de abril. De acordo com a Defensoria, a Prefeitura tem o prazo de cinco dias úteis para responder. Caso não haja manifestação ou cumprimento voluntário, o órgão informou que poderá adotar medidas judiciais para assegurar a implementação de políticas afirmativas.

O documento é assinado pelos defensores públicos Aline Mota de Oliveira e Denis Fernandes Monte Torres, que apontam a necessidade de ajuste do edital com base na Lei Federal nº 12.990/2014. Essa legislação determina a reserva de 20% das vagas para pessoas negras em concursos públicos da administração federal.

A Secretaria de Administração da Prefeitura de João Pessoa se manifestou por meio de nota, afirmando que a referida lei federal “reserva 20% das vagas para cotas raciais apenas para os concursos públicos federais, não abrangendo os estaduais e municipais”.

A pasta também justificou que, como não há norma municipal que estabeleça cotas raciais, não seria possível atender à recomendação.

Veja Também

“Como não temos legislação municipal que disponha sobre a inclusão das cotas raciais, não podemos atender à recomendação da Defensoria, o que difere da cota para deficiência, sobre a qual existe norma municipal expressa”, declarou a Secretaria.

O edital do concurso, publicado em abril, prevê 403 vagas, das quais 27 são destinadas a pessoas com deficiência. Entretanto, não há previsão de reserva de vagas para pessoas negras, indígenas ou quilombolas.

Para a Defensoria, essa omissão é inconstitucional e fere normas nacionais e internacionais. A recomendação baseia-se na Constituição Federal e em tratados internacionais, como a Convenção Interamericana contra o Racismo, que tem força de emenda constitucional no país.

Além da inclusão das cotas raciais, os defensores sugerem a reabertura do prazo de inscrições por mais 30 dias, permitindo que candidatos já inscritos possam optar por concorrer por meio da política de cotas. Também pedem que a medida seja adotada de forma permanente em concursos e seleções realizados pela administração municipal.

“A ausência de cotas raciais em concursos públicos municipais fere esse compromisso e perpetua desigualdades estruturais”, afirmam os defensores no documento. 

Para saber mais informações sobre Concursos Públicos e Processos Seletivos, acesse nossa aba de Oportunidades. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:44, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Professora ensinando aos alunos.
Oportunidade

Prefeitura abre concurso público para professores com 190 vagas; veja salário

O certame terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, e a Prefeitura poderá prorrogar esse prazo por igual período.

Seleção da Aeronáutica.
Oportunidade

Aeronáutica abre seleção com 272 vagas para nível superior; veja como se increver

O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.

Concurso em Terezinha.
Oportunidade

Concurso de prefeitura em Pernambuco oferece vagas na área da saúde com salários de até R$ 3.036,00

O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.

mais notícias

+

Newsletter