Pernambuco, 15 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governador em exercício Ricardo Paes Barreto sanciona lei que cria cotas raciais em concursos

A nova legislação estabelece que 25% das vagas serão destinadas a candidatos pretos ou pardos, 3% a indígenas e 2% a quilombolas.

Redação

29 de outubro de 2025 às 07:55   - Atualizado às 07:55

Governador em exercício Ricardo Paes Barreto sanciona lei que cria cotas raciais em concursos.

Governador em exercício Ricardo Paes Barreto sanciona lei que cria cotas raciais em concursos. Foto: Divulgação

O governador em exercício Ricardo Paes Barreto sancionou, nesta terça-feira, 28 de outubro, a Lei nº 19.050 que assegura a reserva de 30% das vagas oferecidas em concursos públicos e processos seletivos simplificados do Poder Executivo Estadual para pretos e pardos, indígenas e quilombolas.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a inclusão social e a promoção da igualdade racial.

“Estamos sancionando a lei que permite as cotas para negros, pardos, quilombolas e indígenas no primeiro Concurso Unificado do Estado de Pernambuco. Com isso, os editais públicos permanecem rígidos e todos terão a oportunidade de realizar as inscrições, pedindo as cotas quando for o caso. Esta é mais ação do Governo de Pernambuco no sentido e integrar a todos”, destacou o governador em exercício Ricardo Paes Barreto. 

A legislação surge após o substitutivo nº 01/2023, ser aprovado no último dia 15 de outubro pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O substitutivo unifica os Projetos de Lei Ordinária nº 464/2023, 593/2023 e 680/2023, que alteram a Lei nº 14.547, de 21 de dezembro de 2011, que institui regras para a realização de concursos públicos em Pernambuco.

A nova legislação estabelece que 25% das vagas serão destinadas a candidatos pretos ou pardos, 3% a indígenas e 2% a quilombolas, consolidando um marco importante na construção de um Estado mais representativo e diverso.

Veja Também

De acordo com a secretária de Administração, Ana Maraíza, com a lei de cotas sancionada, o próximo passo é a publicação do novo edital.

“Os concurseiros podem intensificar os estudos, pois um novo edital já contendo as informações das cotas raciais será publicado em breve. Desejo a todos e todas foco e dedicação nos estudos e sucesso na prova”, disse a titular da pasta.

Concurso

Para garantir a adequação às novas diretrizes legais, o Governo de Pernambuco anunciou a suspensão temporária das inscrições do Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU). O ajuste permitiu a incorporação das cotas no certame, assegurando a conformidade com os princípios constitucionais da isonomia e da inclusão social.

Os candidatos que já realizaram suas inscrições não serão prejudicados, permanecendo com a participação garantida. As novas datas de inscrição e de realização das provas serão divulgadas posteriormente. – Para garantir a adequação às novas diretrizes legais, o Governo de Pernambuco anunciou a suspensão temporária das inscrições do Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU). O ajuste permitiu a incorporação das cotas no certame, assegurando a conformidade com os princípios constitucionais da isonomia e da inclusão social.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:29, 15 Set

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concursos em Pernambuco.
Oportunidades

Concursos e seleções em Pernambuco: mais de 1,4 mil vagas são oferecidas com salários de até R$ 26,3 mil

As atrativas estão distribuídas entre prefeituras, câmaras municipais e universidades públicas, com oportunidades no Recife, Região Metropolitana, Agreste e Sertão pernambucano.

Concurso Polícia Federal.
Certame

Concurso Polícia Federal: órgão busca autorização para novo edital em 2027

A proposta deverá integrar as discussões relacionadas à Mensagem Presidencial encaminhada ao Congresso Nacional na abertura da sessão legislativa do próximo ano.

Concursos Guarda Municipal em Pernambuco.
Pernambuco

Concursos Guarda Municipal: Recife, Cabo de Santo Agostinho e Vitória de Santo Antão reúnem quase 700 vagas

Como nem todos os certames chegaram à fase de edital, informações como requisitos, salários, etapas, inscrições e datas das provas ainda dependem da evolução de cada processo.

mais notícias

+

Newsletter