Concurso público do TJPE. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ PE), desembargador Ricardo Paes Barreto, anunciou que um novo concurso público será realizado em breve, mas com mudanças significativas. De acordo com ele, a seleção será exclusiva para candidatos com formação superior em Direito.
“Estamos organizando um concurso voltado para técnicos, porém, agora será obrigatório que os candidatos sejam bacharéis em Direito”, afirmou o desembargador em entrevista à rádio CBN Recife, no último dia 9 de março.
Ele também destacou uma mudança na forma de contratação para os cargos da chamada “atividade meio” do tribunal — funções que não envolvem diretamente o julgamento de processos, como psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e economistas. Esses cargos deixarão de ser preenchidos por servidores efetivos, passando a ser ocupados por profissionais terceirizados.
“A partir de agora, toda a atividade meio será terceirizada. Apenas as funções jurídicas continuarão sendo preenchidas por meio de concurso público”, explicou o presidente.
Segundo ele, os profissionais que já ocupam cargos efetivos da área meio continuarão nos quadros do tribunal, mas essas funções deixarão de existir gradualmente.
“Eles permanecem, claro. Vamos realocá-los onde for possível, mas esses cargos serão extintos ao longo do tempo. Precisamos dessas funções, mas elas não envolvem julgamento de processos, então serão terceirizadas”, concluiu.
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está nos ajustes finais para lançar um novo concurso público. O certame será destinado ao preenchimento de cargos efetivos e à formação de cadastro reserva.
Embora a comissão organizadora tenha sido formada em julho de 2024, o edital ainda não foi publicado. No entanto, informações recentes indicam que o lançamento deve ocorrer entre julho e agosto de 2025. Com isso, as provas estão previstas para o final do mesmo ano.
Para saber mais notícias sobre concurso público, processo seletivo ou vagas de emprego acesse o site www.portaldeprefeitura.com.br/oportunidades.
2
20:13, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
mais notícias
+