Concurso da Guarda Municipal de São Vicente Férrer. Foto: Divulgação
Na quinta-feira, 16 de janeiro, um grupo de candidatos aprovados no concurso público da Guarda Municipal de São Vicente Férrer, em Pernambuco, realizou um protesto em frente à sede da Prefeitura, cobrando a convocação para seus cargos. As informações são do Jaula Cursos.
O ato, marcado por discursos em carros de som e cartazes, também incluiu denúncias sobre irregularidades na gestão da corporação e acusações de descaso com a segurança pública local.
De acordo com o Jaula Cursos, atualmente, a Guarda Municipal de São Vicente Férrer opera com apenas cinco servidores concursados e dois contratados, um efetivo que não atende ao mínimo estabelecido pela Lei nº 962/2022.
A legislação, aprovada há pouco mais de dois anos, determina que o município deve contar com, pelo menos, 12 guardas para garantir a segurança da população.
Ainda segundo o Jaula Cursos, a escassez de pessoal, no entanto, tem levado à sobrecarga dos profissionais em atividade, que precisam se dividir entre a sede do município e o distrito de Sirigi, localizado a 15 km de distância.
Entre as denúncias apresentadas pelos manifestantes, o destaque vai para a atuação de contratados sem a devida formação exigida para o cargo. Um dos casos mais citados é o de Aleandro Cabral de Lima, que, segundo o Jaula Cursos, ocupa funções típicas de guarda municipal sem ter concluído o curso obrigatório previsto no edital do concurso.
Em mensagens que circulam em grupos de WhatsApp, Aleandro ironizou as cobranças dos aprovados, sugerindo que eles “querem ser chamados à força”.
Além disso, há acusações de que alguns contratados estão sendo direcionados para funções administrativas, em setores como a Secretaria de Saúde, em vez de desempenharem atividades ligadas à segurança pública.
Para os manifestantes, essas práticas não apenas ignoram os requisitos legais do certame, mas também desvalorizam o esforço dos candidatos aprovados que seguiram todas as etapas do processo seletivo.
A administração municipal ainda não se posicionou oficialmente sobre o protesto ou sobre as denúncias.
3
4
13:12, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.
Os docentes aprovados também terão direito ao auxílio-alimentação de R$ 1.175,00 e ao auxílio pré-escolar de R$ 484,90.
Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e doadores de medula óssea poderão solicitar isenção da taxa, conforme regras previstas no edital.
mais notícias
+