Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

IBGE solicita convocação de 224 excedentes do CNU 2024; confira cargos

A legislação atual permite que até 25% das vagas imediatas sejam preenchidas por meio do cadastro de reserva, desde que haja previsão orçamentária.

Redação

27 de agosto de 2025 às 13:30   - Atualizado às 13:30

Agente do IBGE.

Agente do IBGE. Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou que enviou, em abril deste ano, um ofício ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) pedindo o provimento adicional de até 25% das vagas autorizadas no concurso para servidores efetivos realizado pelo Concurso Nacional Unificado (CNU) 2024.

O documento inclui a solicitação para a chamada de 224 candidatos excedentes. Entre os cargos mencionados, estão 69 vagas para analistas de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas, 78 para tecnologistas em Informações Geográficas e Estatísticas, 2 para pesquisadores e 75 para técnicos em Informações Geográficas e Estatísticas.

O IBGE reforçou que ainda não há definição sobre quais blocos temáticos ou especialidades serão contemplados, nem previsão para autorização. A legislação atual permite que até 25% das vagas imediatas sejam preenchidas por meio do cadastro de reserva, desde que haja previsão orçamentária.

De acordo com informações repassadas pelo instituto, o aproveitamento desses excedentes deve constar no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026, que será encaminhado ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto.

Enquanto isso, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) também analisa uma nova rodada de autorizações para a convocação de excedentes ainda neste mês, mas não detalhou quais órgãos federais serão contemplados.

Veja Também

Atualmente, o MGI consolida as vagas imediatas que ainda não foram preenchidas nos órgãos participantes do CNU 2024. O IBGE, por sua vez, informou ao ministério, no dia 31 de julho, o número de vagas que seguem abertas em seu quadro.

O instituto explicou que não tem acesso à lista do cadastro de reserva, já que a distribuição de candidatos segue critérios definidos nos editais do concurso, de acordo com a ordem de preferência dos participantes.

Por isso, cabe ao MGI processar a lista e organizar a convocação de excedentes, considerando os impactos sobre outros órgãos que também participaram do certame.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:53, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Professora dando aula.
Oportunidade

Instituto Federal abre concurso para professores com 81 vagas e salários de até R$ 13.763,94

Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e doadores de medula óssea poderão solicitar isenção da taxa, conforme regras previstas no edital.

Governo abre processo seletivo de nível médio para técnico penitenciário.
Certame

Governo abre processo seletivo de nível médio para técnico penitenciário; confira salário

A gestão estadual ainda prevê adicional de insalubridade ou periculosidade, conforme as atividades exercidas.

Concurso para Guarda Municipal.
Certame

Concurso para Guarda Municipal do Paulista tem resultado da prova objetiva divulgado; veja detalhes

Com a publicação, os candidatos aprovados passam a se preparar para as avaliações complementares, que incluem teste físico, avaliação psicológica, exames médicos e investigação social.

mais notícias

+

Newsletter