Pernambuco, 07 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo libera 148 vagas para professores em concursos de órgãos ligados ao Ministério da Defesa

Os editais dos certames devem ser publicados dentro de um prazo de até seis meses, contado a partir da publicação da autorização.

Isabella Lopes

11 de julho de 2025 às 17:59   - Atualizado às 18:00

Professor do exército.

Professor do exército. Foto: Reprodução

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou, na terça-feira, 8 de julho, a realização de concursos públicos para preenchimento de 148 vagas de professores em três órgãos vinculados ao Ministério da Defesa. As oportunidades serão destinadas à Fundação Osório, ao Comando do Exército e ao Comando da Marinha.

Segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União, a autorização contempla cargos para duas carreiras distintas na área de docência: Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e Professor da Carreira de Magistério Superior. Cada órgão será responsável por organizar seu próprio concurso, incluindo a publicação dos editais e a realização de todas as etapas do processo seletivo.

Distribuição das vagas por órgão e carreira

O total de vagas foi distribuído da seguinte forma entre os três órgãos:

  • Fundação Osório: 15 vagas para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT);
  • Comando do Exército: 80 vagas para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e 9 vagas para Professor da Carreira de Magistério Superior;
  • Comando da Marinha: 34 vagas para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e 10 vagas para Professor da Carreira de Magistério Superior.

Ao todo, são 129 vagas para professores da carreira EBTT e 19 para o magistério superior. A diversidade das áreas atendidas reflete a necessidade dos órgãos militares de reforçar a estrutura de ensino e garantir qualidade na formação técnica e acadêmica oferecida pelas instituições vinculadas à Defesa.

Prazos e etapas para publicação dos editais

Os editais dos concursos devem ser publicados dentro de um prazo de até seis meses, contado a partir da publicação da autorização. Caso esse prazo seja ultrapassado, a autorização perderá automaticamente sua validade.

Veja Também

A portaria ainda estabelece que o provimento das vagas dependerá da homologação do resultado final do concurso e da confirmação de disponibilidade orçamentária e financeira. Cada órgão deverá apresentar uma declaração do ordenador de despesa, confirmando que a nova despesa é compatível com a Lei Orçamentária Anual (LOA) e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Impacto e expectativa para os novos concursos

A criação das 148 vagas representa uma importante oportunidade para profissionais da educação interessados em ingressar na carreira pública federal, com foco em instituições estratégicas ligadas ao Ministério da Defesa. A Fundação Osório, por exemplo, possui tradição na formação de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, enquanto os comandos do Exército e da Marinha atuam em diversos institutos e colégios militares espalhados pelo país.

O reforço do corpo docente nas instituições militares deve contribuir para a melhoria do ensino técnico e superior ofertado, fortalecendo a qualificação profissional dentro das Forças Armadas e oferecendo aos alunos uma formação mais robusta e alinhada às necessidades contemporâneas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:21, 07 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Advogado com nanismo denuncia capacitismo em TAF de concurso para delegado da Polícia Civil
Vídeo

Advogado com nanismo denuncia capacitismo em TAF de concurso para delegado da Polícia Civil

De acordo com o relato, ele foi aprovado nas etapas teóricas do concurso, incluindo provas discursivas e também na avaliação oral, consideradas entre as fases mais exigentes da seleção.

Concurso para agente de trânsito.
Certame

Prefeitura abre concurso para Agente de Trânsito com salário de R$ 2,5 mil; veja como se inscrever

A remuneração corresponde ao salário base destinado aos profissionais que ingressarem no cargo após a aprovação em todas as etapas da seleção.

Concurso Agente de Saúde.
Oportunidade

Prefeitura abre concurso para Agente de Saúde com salário de R$ 3.242,00; veja quantas vagas

O prazo de inscrição começa em 6 de março de 2026 e segue até 6 de abril de 2026, no período das 7h às 23h.

mais notícias

+

Newsletter