Soldados do Exército. Foto: Reprodução
O Exército Brasileiro publicou nesta terça-feira, 20 de maio, os editais do novo concurso para ingresso nos cursos de formação e graduação de oficiais engenheiros do Instituto Militar de Engenharia (IME).
Estão sendo oferecidas 100 vagas, sendo 65 para a carreira militar (ativa) e 35 para a reserva (para quem não deseja seguir carreira nas Forças Armadas).
Podem se inscrever homens e mulheres com ensino médio completo, idade máxima de 21 anos (até 31 de dezembro de 2025) e altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens.
As inscrições estarão abertas de 28 de maio a 9 de julho, exclusivamente pelo site www.ime.eb.br. A taxa de inscrição é de R$ 140. A classificação dos candidatos será dividida em várias fases. A primeira prova, com 40 questões de múltipla escolha sobre matemática, física e química, será aplicada na tarde de 21 de setembro.
A segunda fase contará com provas discursivas nas seguintes datas:
As provas acontecerão em diversas cidades: Rio de Janeiro (RJ), Vila Velha (ES), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Belém (PA), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Manaus (AM).
Os candidatos aprovados nas provas escritas passarão por inspeção de saúde, teste de aptidão física e avaliação psicológica, a partir de 23 de dezembro. A matrícula dos aprovados será em 6 de fevereiro de 2026.
Confira a íntegra do edital para oficiais da ativa
Confira a íntegra do edital para oficiais da reserva
Para saber mais sobre este concursos e notícias sobre concurso público, processo seletivo ou vagas de emprego acesse o site www.portaldeprefeitura.com.br/oportunidades.
2
04:21, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
mais notícias
+