Concurso da Polícia Federal. Foto: Divulgação
O governo federal autorizou a realização de um novo concurso público para a Polícia Federal (PF), que contará com 192 vagas para diferentes cargos, abrangendo diversas áreas de atuação.
A medida foi oficializada nesta sexta-feira, 6 de dezembro, com a publicação da portaria assinada pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Governo Lula, Esther Dweck, no Diário Oficial da União.
Entre as oportunidades, o destaque fica para o cargo de agente administrativo, que concentra 100 das vagas disponíveis. Esse posto é voltado para profissionais de nível médio, enquanto as demais vagas exigem formação superior em áreas específicas, como medicina, enfermagem, contabilidade e psicologia.
De acordo com a portaria, o edital de abertura do concurso deve ser publicado no prazo máximo de seis meses a partir da data de autorização. Após sua publicação, o período mínimo entre a divulgação do edital e a aplicação da primeira etapa do certame será de dois meses, garantindo aos candidatos tempo para preparação.
A decisão de lançar o concurso público busca reforçar o quadro de servidores da Polícia Federal em funções administrativas e técnicas, essenciais para o suporte das atividades operacionais da instituição.
Apesar da divulgação das áreas contempladas, a portaria não especifica os salários ou a carga horária das funções, detalhes que deverão ser apresentados no edital.
A distribuição das vagas abrange carreiras essenciais para o bom funcionamento da corporação, como médicos, enfermeiros e psicólogos, além de profissionais especializados em administração, estatística e comunicação social.
Nos próximos meses, a publicação do edital deverá detalhar o cronograma, os requisitos específicos para cada cargo, além do conteúdo programático das provas.
Agente administrativo: 100 vagas
Assistente social: 13 vagas
Contador: 9 vagas
Enfermeiro: 3 vagas
Médico: 35 vagas
Psicólogo: 6 vagas
Farmacêutico: 2 vagas
Nutricionista: 1 vaga
Estatístico: 4 vagas
Administrador: 6 vagas
Técnico em comunicação social: 3 vagas
Técnico em assuntos educacionais: 10 vagas
2
04:41, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
mais notícias
+