Concurso do INSS. Foto: Divulgação
O novo Concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terá o edital para analistas publicado no segundo semestre. Inicialmente, a previsão era de que o documento fosse divulgado até julho, como anunciado na quarta-feira, 29 de janeiro, pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Segundo o INSS, não haverá tempo suficiente para iniciar o concurso dentro do período informado anteriormente. Por isso, os preparativos ocorrerão após a publicação da portaria autorizativa no Diário Oficial, o que deve acontecer nos próximos dias.
Apesar do adiamento, o INSS confirma a realização do concurso para analistas. Além disso, a expectativa é de que sejam oferecidas 1.000 vagas distribuídas em diversas áreas.
As oportunidades serão destinadas às seguintes formações acadêmicas:
Para concorrer ao cargo, é necessário possuir nível superior. Além disso, a remuneração inicial será de R$ 9.767,20, incluindo o auxílio-alimentação, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
De acordo com o ministro Carlos Lupi, a seleção dará prioridade às regiões com maior necessidade de pessoal. Ademais, o aprovado no INSS só poderá solicitar transferência após cinco anos de atuação.
O último concurso do INSS para a posição de analista aconteceu em 2015, com um total de 950 vagas disponibilizadas, sendo 800 para técnicos e 150 para analistas.
Para os candidatos à vaga de analista, a prova consistiu em 120 questões, distribuídas da seguinte maneira:
A parte de conhecimentos básicos da prova abordou várias disciplinas, incluindo língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática, direito constitucional, direito administrativo, além de legislação previdenciária e a legislação relacionada à assistência social, saúde do trabalhador e à pessoa com deficiência.
Em conhecimentos específicos:
Confira esta e outros Concursos Públicos em nosso site Portal de Prefeitura, e acompanhe as últimas atualizações sobre as oportunidades no universo dos concursos públicos.
2
23:22, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
mais notícias
+