Concurso da Polícia Federal. Foto: Reprodução
O ministro da Justiça confirmou a autorização do edital para o novo Concurso Público da Polícia Federal na área policial. O certame oferecerá 2 mil vagas, criando novas oportunidades para quem deseja ingressar na corporação.
A publicação do edital está prevista para ocorrer ainda em 2025. O edital distribuirá as vagas em duas etapas: a primeira contará com mil vagas imediatas, enquanto a segunda, programada para 2026, oferecerá mais mil oportunidades. Além disso, os aprovados ingressarão nos quadros da PF assim que os trâmites administrativos forem concluídos. Portanto, o reforço no efetivo será realizado de maneira gradual.
O ministro da Justiça destacou que a realização do concurso é fundamental. A entrada de novos policiais fortalecerá, entre outras coisas, o combate ao crime organizado, aumentará a segurança nas fronteiras e intensificará o enfrentamento dos crimes ambientais. Consequentemente, espera-se que a PF lide melhor com as crescentes ameaças à segurança pública.
"A realização do concurso permitirá a entrada de novos policiais que atuarão no combate ao crime organizado, na segurança das fronteiras e no enfrentamento de crimes ambientais", destacou o ministro da Justiça.
Com a autorização oficial, cresce a expectativa sobre a publicação da portaria do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI). Esse documento fornecerá detalhes sobre os prazos do edital e as próximas etapas do concurso. A portaria será publicada dentro do prazo regulamentar. Além disso, as provas seguirão o calendário definido pela banca organizadora. Assim, os candidatos terão tempo suficiente para se prepararem adequadamente.
De acordo com o site Folha Dirigida, o concurso oferecerá vagas para cinco cargos, abrangendo diversas áreas da corporação. Todas as funções exigem formação em nível superior.
Confira os cargos disponíveis e seus requisitos:
Confira este e outros Concursos Públicos em nosso site Portal de Prefeitura e acompanhe as últimas atualizações sobre as oportunidades no universo dos concursos públicos.
1
2
3
10:20, 04 Nov
30
°c
Fonte: OpenWeather
A intenção de realizar um novo concurso unificado havia sido anunciada pela ministra Esther Dweck em entrevista ao jornal O Globo, no dia 30 de outubro.
Além do novo certame, estão previstas 1.315 vagas para a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), 1.320 para a Polícia Militar (PMPE) e 570 para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE).
As oportunidades estão distribuídas entre as áreas de Auditoria e Tecnologia da Informação, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
mais notícias
+