Soldados da marinha brasileira. Foto: Divulgação. Edição: Portal de Prefeitura
As inscrições para o concurso da Marinha, que oferece 1.680 vagas no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais, encerram nesta sexta-feira, 7 de março. Os candidatos aprovados iniciarão o curso em 2026, divididos em duas turmas com 840 participantes cada.
As oportunidades estão distribuídas por diferentes unidades da Marinha em todo o Brasil. O Rio de Janeiro concentra a maior parte das vagas, com 1.172 oportunidades. Brasília tem 64 vagas, enquanto Rio Grande, no Rio Grande do Sul, conta com 23. Belém oferece 78 vagas, e Ladário, no Mato Grosso do Sul, disponibiliza 39. Manaus tem 185 oportunidades, e Natal, no Rio Grande do Norte, abre 62 vagas. Salvador disponibiliza 35, enquanto São Paulo conta com 22.
Das 1.680 vagas oferecidas, 480 estão reservadas para mulheres. Desde 2023, a Marinha permite a participação do público feminino no concurso para fuzileiros navais.
Para se candidatar, o interessado precisa acessar o site da Marinha (clique aqui) e atender a alguns requisitos. O candidato deve ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino médio e possuir idade entre 18 e 22 anos até 30 de junho de 2026. A altura mínima exigida é de 1,54m, e a máxima, de 2m.
O participante não pode ser casado, ter união estável ou filhos durante todo o período de formação. Também não pode possuir tatuagens com mensagens extremistas ou ofensivas às Forças Armadas, nem desenhos na cabeça, rosto e parte anterior do pescoço que comprometam a segurança em operações militares.
O Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) tem duração de 17 semanas. Os aprovados das regiões Sul e Sudeste realizarão a formação no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro. Os classificados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste farão o treinamento no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), no Distrito Federal.
Durante o curso, os alunos recebem uma bolsa-auxílio de R$ 1.303,90 enquanto estiverem na condição de aprendizes-fuzileiros navais. Após a formação, no posto de soldado fuzileiro naval, o salário passa a ser de R$ 2.294,50.
2
23:33, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
mais notícias
+