Concurso da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Foto: Otacílio Barbosa/Alerj
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) deu mais um passo para a realização de seu novo concurso público. A autorização oficial foi publicada em edição extra do Diário Oficial na última sexta-feira, 8 de agosto, liberando o provimento de cargos efetivos e a contratação da banca organizadora.
O certame vai oferecer 109 vagas distribuídas entre cargos de níveis médio e superior, além do cargo de procurador. A previsão é de que 20 oportunidades sejam destinadas a funções de nível médio, 86 para nível superior e três para procurador.
A Casa também vai formar cadastro de reserva, permitindo futuras convocações de acordo com a necessidade da instituição durante o prazo de validade do concurso.
A especialidade dos cargos de nível superior ainda não foi definida. A comissão organizadora, formada desde fevereiro, é a responsável por essa definição e pela contratação da banca examinadora. O grupo conta com três integrantes, incluindo o procurador-geral da Casa, Robson Tadeu de Castro Maciel Junior, que preside os trabalhos.
O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, já havia anunciado a intenção de realizar o concurso em dezembro do ano passado. Desde então, o processo avançou até chegar à etapa de escolha da banca organizadora. Em julho, a Assembleia informou que as negociações para definir a instituição responsável pelo certame já estavam em andamento. No entanto, não há prazos divulgados para a conclusão dessa fase nem para a publicação do edital.
A abertura desse concurso marca o retorno das seleções na Alerj após um longo período sem novos editais.
A última vez que a instituição promoveu um concurso público foi em 2016, quando a Fundação Getulio Vargas (FGV) organizou todo o processo. Na ocasião, foram ofertadas 44 vagas, todas destinadas a cargos de nível superior.
O concurso deve atrair candidatos de todo o estado e até de outras regiões do país, considerando o porte da instituição e a estabilidade que os cargos públicos oferecem.
2
20:44, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
mais notícias
+