Pernambuco, 09 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Concurso IBGE: banca para edital com mais de 27 mil vagas é confirmada; confira escolhida

As contratações serão destinadas aos trabalhos do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, com previsão de convocação dos aprovados até março de 2027.

Isabella Lopes

09 de setembro de 2026 às 16:44   - Atualizado às 16:45

Concurso do IBGE.

Concurso do IBGE. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Fundação Cesgranrio avançou para assumir a organização do próximo concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que prevê 27.279 vagas temporárias para recenseador. A análise da documentação da instituição foi concluída nesta quarta-feira, 9 de setembro, após a banca apresentar a menor proposta na disputa realizada no dia anterior.

O próximo procedimento previsto é a assinatura do contrato entre o IBGE e a Cesgranrio, esperada para os próximos dias. Com a formalização, os preparativos poderão avançar para as demais etapas necessárias à publicação do edital, esperada até outubro.

As contratações serão destinadas aos trabalhos do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, com previsão de convocação dos aprovados até março de 2027.

A seleção deverá apresentar mudanças em relação aos processos anteriores para recenseador, entre elas a exigência de ensino médio completo e um novo modelo de remuneração.

Concurso do IBGE terá 27.279 vagas temporárias

Os profissionais contratados atuarão na coleta de informações para o próximo levantamento agropecuário realizado pelo instituto.

Veja Também

Entre as atribuições previstas estão seguir as orientações do IBGE, participar dos treinamentos, apresentar-se aos entrevistados com identificação oficial e preservar o sigilo das informações coletadas.

Os recenseadores também serão responsáveis pelos equipamentos e materiais disponibilizados durante o trabalho, que deverão ser devolvidos ao término do contrato conforme as condições estabelecidas.

Ensino médio será exigido para recenseador

Uma das principais novidades esperadas é a mudança na escolaridade exigida. Desta vez, o recenseador deverá ter ensino médio completo.

Nas seleções relacionadas ao Censo Demográfico, a função tradicionalmente exigia ensino fundamental. A alteração está associada às características do Censo Agropecuário, que envolve a coleta de informações específicas sobre estabelecimentos e atividades do setor. Os critérios definitivos para participação serão apresentados no edital.

Remuneração terá valor fixo e parcela variável

A previsão é de que o pagamento dos recenseadores seja composto por uma parcela fixa e outra variável relacionada à produtividade. O valor ainda não foi divulgado.

Os contratados também deverão contar com benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio-creche para quem atender aos requisitos, 13º salário proporcional e férias proporcionais.

Prova objetiva deverá ter 60 questões

De acordo com as informações previstas no termo de referência, a seleção contará com prova objetiva de 60 questões, com duração de quatro horas e aplicação prevista para um domingo.

As disciplinas e o conteúdo programático ainda serão confirmados. A avaliação deverá ocorrer em diferentes municípios, considerando a abrangência nacional da contratação.

Edital é esperado até outubro

A Cesgranrio apresentou a menor proposta entre as nove instituições participantes da disputa e teve sua documentação analisada. Agora, o processo segue para a etapa de contratação.

Apesar do avanço, as inscrições ainda não estão abertas. Além da contratação da organizadora, uma nova autorização federal será necessária, já que a anterior perdeu a validade após o edital não ter sido publicado dentro do prazo estabelecido.

O cronograma, a distribuição territorial das oportunidades, o valor da remuneração e as datas de inscrição e prova deverão ser conhecidos com o avanço dos procedimentos administrativos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:42, 09 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concurso da Prefeitura de Alagoinha, em Pernambuco.
Certame

Prefeitura em Pernambuco inicia preparação para novo concurso público; decreto define etapas

O documento foi assinado pelo prefeito do município em 8 de setembro e determina que a preparação do certame seja precedida por um levantamento das necessidades de pessoal, análise dos cargos existentes

Seleção de professor.
Oportunidade

Prefeitura abre seleção para professores com salário de R$ 5.443,19; confira detalhes

Após a conclusão das etapas e a homologação do resultado final, o Processo Seletivo Simplificado terá validade de um ano. O período poderá ser prorrogado uma única vez por igual prazo.

Concurso para segurança de Pernambuco.
Oportunidades

Concursos Segurança Pernambuco: editais com mais de 3,9 mil vagas devem ser publicados ainda este mês; confira detalhes

O anúncio foi feito pela governadora do Estado, Raquel Lyra, durante agenda no Cabo de Santo Agostinho no domingo, 6 de setembro.

mais notícias

+

Newsletter