Pernambuco, 17 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Câmara em Pernambuco não realiza concurso público desde 1996, aponta TCE-PE

Outros problemas apontados pela auditoria estão o excesso de servidores comissionados e a concessão de horas extras sem controle adequado da jornada de trabalho.

Isabella Lopes

17 de outubro de 2026 às 14:33   - Atualizado às 14:36

Concurso da Moreilândia.

Concurso da Moreilândia. Foto: Freepik. Arte: Portal de Prefeitura

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) manteve, por unanimidade, a decisão que julgou irregular a gestão de pessoal da Câmara Municipal de Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Entre os problemas apontados pela auditoria estão o excesso de servidores comissionados, a concessão de horas extras sem controle adequado da jornada de trabalho e a falta de planejamento para realização de concurso público.

O julgamento ocorreu na quarta-feira, 14 de outubro, durante sessão do Pleno do Tribunal, conforme o Acórdão T.C. nº 2141/2026, publicado no Diário Eletrônico da instituição na sexta-feira, 16 de outubro.

Segundo o TCE-PE, a Câmara apresentava uma proporção aproximada de 23 servidores comissionados para cada servidor efetivo e não realizava concurso público desde 1996.

O Tribunal também identificou o descumprimento de uma determinação anterior relacionada ao levantamento das necessidades permanentes de pessoal.

Veja Também

Concurso público e quadro de servidores

De acordo com a auditoria, a Câmara Municipal de Timbaúba estava há 30 anos sem realizar concurso público. O TCE-PE considerou a proporção entre servidores comissionados e efetivos incompatível com o princípio constitucional que estabelece o concurso público como regra para ingresso em cargos efetivos.

A fiscalização também apontou que o Legislativo municipal não apresentou um levantamento completo das necessidades permanentes de pessoal nem um plano de ação para o preenchimento de vagas efetivas.

Segundo o Tribunal, essas medidas seriam necessárias para identificar as demandas da Câmara e subsidiar o planejamento de futuras contratações.

Controle de horas extras

A auditoria também identificou problemas na concessão de horas extras aos servidores da Câmara Municipal.

Conforme o TCE-PE, os pagamentos ocorreram sem controle adequado da jornada de trabalho, situação considerada irregular pela fiscalização.

A ausência desse acompanhamento integrou os fundamentos utilizados pelo Tribunal para manter o julgamento sobre a gestão de pessoal.

Recurso e decisão do TCE-PE

O caso voltou à análise do Pleno após a apresentação de recurso por Josinaldo Barbosa de Araújo. Segundo o Tribunal, os argumentos apresentados não foram suficientes para modificar o entendimento anterior.

Dessa forma, os conselheiros decidiram, por unanimidade, manter integralmente o Acórdão nº 2100/2024, que havia julgado irregular o objeto da auditoria.

Apesar da manutenção da decisão, não houve aplicação de multa, em razão do prazo decadencial previsto na legislação estadual.

O resultado foi formalizado no Acórdão T.C. nº 2141/2026, disponível nas páginas 7 a 11 do Diário Eletrônico do Tribunal publicado em 16 de outubro.

Previsão de concurso público

Embora a fiscalização tenha apontado a necessidade de planejamento para o preenchimento de cargos efetivos, a decisão divulgada não estabelece uma data para realização de concurso público na Câmara de Timbaúba.

Também não foram informados o número de vagas, os cargos que poderiam ser contemplados ou uma previsão para publicação de edital.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:24, 17 Out

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Seleção da AgSUS.
Atenção

AgSUS anuncia cancelamento de edital para processo seletivo; confira motivo

A oportunidade tinha como objetivo selecionar profissionais para atuar na Coordenação de Serviços de Acolhimento Profissional do Programa AgSUS Acolhedora, incluindo a formação de cadastro de reserva.

Processo seletivo de Goiana.
Oportunidade

Prefeitura de Goiana abre inscrições para seleção com 251 vagas e salários de até R$ 8.926,43; confira cargos

Os profissionais contratados terão jornadas de 30 a 40 horas semanais, conforme o cargo. Os contratos terão duração inicial de um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Seleção do Banco do Brasil.
Oportunidade

Estágio Banco do Brasil: confira quando encerra inscrições da seleção com 600 vagas para estudantes

As atrativas estão distribuídas por diferentes regiões do país, com bolsa-auxílio mensal de R$ 600, além de vale-refeição e vale-transporte.

mais notícias

+

Newsletter