Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Simpere cobra reajuste ao prefeito João Campos e afirma que a educação vai parar no Recife

Categoria exige que o gestor pague o reajuste de 6,27% referente ao piso salarial de 2025.

Jameson Ramos

19 de abril de 2025 às 10:22   - Atualizado às 10:22

O prefeito João Campos ainda não atendeu as reivindicações da categoria.

O prefeito João Campos ainda não atendeu as reivindicações da categoria. Foto: Montagem/Portal/Reprodução

No que depender do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), o prefeito João Campos não terá sossego tão cedo - a não ser que atenda a categoria e pague o reajuste de 6,27% referente ao piso salarial de 2025, somados a 12,78% de perdas dos anos anteriores.

O valor corresponde a correções não repassadas pelo prefeito, atingindo diretamente a remuneração dos professores

Na tentativa de pressionar João Campos, o Simpere  está com uma campanha na rua e nas redes sociais . De acordo com o sindicato, se o socialista não atender a categoria, a "educação vai parar" no município. 

"Chega de desvalorização da carreira das professoras e professores. Se não valorizar, a educação vai parar. É lei, é direito e dever do prefeito pagar o que deve", reforça o Simpere.

Paralisação

Na próxima quarta-feira, 23 de abril, os professores da rede municipal do Recife prometem realizar uma paralisação para reivindicar melhores condições de trabalho. Segundo publicação feita no perfil oficial do Simpere, o ato acontecerá em frente a Câmara Municipal, a partir das 9h. 

Veja Também

A mobilização faz parte de um movimento nacional coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), com o objetivo de defender a escola pública e cobrar a valorização das professoras e professores em todo o país. No Recife, além das pautas gerais da categoria, os profissionais de ensino também denunciam problemas específicos relacionados à gestão municipal.

Entre as principais críticas a atual gestão, estão o descumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério, a demora na realização de mesas de negociação, propostas consideradas insatisfatórias por parte do governo, além da destinação de apenas 1,5% do orçamento municipal para a educação.

O sindicato também aponta que houve um reajuste de apenas R$ 1 no tíquete alimentação e afirma que o Recife possui um dos piores salários "em linha reta do país" para a categoria.

De acordo com o Simpere, o ato unificado contará com a participação de outras categorias do serviço público municipal, em protesto contra o que consideram como desvalorização profissional e arrocho salarial. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:32, 05 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Cidade iluminada em Pernambuco
Melhoria

Ilumina Pernambuco, mais três municípios aderem à modernização da rede de iluminação pública

A iniciativa requalifica os parques de iluminação pública ao substituir lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio por luminárias em LED, com um investimento de R$ 1 milhão

Gerdau fecha setores e demite trabalhadores em Pernambuco apontando 'condição de mercado'
Empregos

Gerdau fecha setores e demite trabalhadores em Pernambuco apontando 'condição de mercado'

A decisão foi comunicada aos funcionários nesta terça-feira (4). Um vídeo que circula nas redes sociais registra o momento em que é comunicada uma reestruturação na unidade.

Maria Luiza Viotti, embaixadora do Brasil nos EUA
Decisão

Trump autoriza cancelamento do visto de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos

Não foram apresentados detalhes oficiais sobre os motivos que levaram ao cancelamento do visto da diplomata. Também não houve manifestação pública do governo americano explicando os fundamentos da decisão

mais notícias

+

Newsletter