16 de abril de 2025 às 11:30 - Atualizado às 11:58
Professores do Recife fazem paralisação contra aumento de apenas R$ 1 no tíquete e 1,5% no salario Foto: Filipe Gondim/Asscom SIMPERE
Na próxima quarta-feira, 23 de abril, os professores da rede municipal do Recife prometem realizar uma paralisação para reivindicar melhores condições de trabalho.
Segundo a publicação feita do perfil oficial do Sindicato Municipal Dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife, o Simpere, o ato acontecerá em frente a Câmara Municipal a partir das 9h.
A mobilização faz parte de um movimento nacional coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), com o objetivo de defender a escola pública e cobrar a valorização das professoras e professores em todo o país. No Recife, além das pautas gerais da categoria, os profissionais de ensino também denunciam problemas específicos relacionados à gestão municipal.
Entre as principais críticas a atual gestão, estão o descumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério, a demora na realização de mesas de negociação, propostas consideradas insatisfatórias por parte do governo, além da destinação de apenas 1,5% do orçamento municipal para a educação.
O sindicato também aponta que houve um reajuste de apenas R$ 1 no tíquete alimentação e afirma que o Recife possui um dos piores salários "em linha reta do país" para a categoria.
De acordo com o Simpere, o ato unificado contará com a participação de outras categorias do serviço público municipal, em protesto contra o que consideram como desvalorização profissional e arrocho salarial.
O sindicato ainda reforça que o serviço público de qualidade depende da valorização de seus trabalhadores e que o movimento busca garantir respeito, dignidade e carreira para os profissionais da educação. Até o momento, a Prefeitura do Recife não se pronunciou oficialmente sobre a paralisação anunciada.
1
2
3
22:15, 23 Abr
28
°c
Fonte: OpenWeather
O condutor admitiu que havia consumido bebida alcoólica para celebrar o aniversário dele.
A Secretaria Estadual de Saúde divulgou, nesta quarta-feira, 23 de abril, o Boletim Epidemiológico de Arboviroses Nº 16.
O Boletim Epidemiológico revela que 29 municípios apresentam incidência média e 10 apresentam alta incidência.
mais notícias
+