Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Quem é o Mestre das Armas e por que o Brasil quer sua extradição

Preso na Argentina, Diego Dirísio é acusado de chefiar esquema bilionário que armava as maiores facções criminosas do Brasil.

Beto Dantas

04 de novembro de 2025 às 17:30   - Atualizado às 18:20

Argentino Diego Hernan Dirísio estava foragido.

Argentino Diego Hernan Dirísio estava foragido. Foto: Reprodução da Internet

Considerado o maior traficante de armas da América do Sul, o argentino Diego Hernan Dirísio, conhecido como “Mestre das Armas” ou “El Señor de las Armas”, foi preso na última sexta-feira (2) em Buenos Aires. Sua captura representa, acima de tudo, um dos golpes mais significativos contra o crime organizado transnacional nos últimos anos, resultado direto da Operação Dakovo, uma ação coordenada entre a Polícia Federal do Brasil e autoridades do Paraguai e Argentina.

Dirísio era o principal alvo da operação, deflagrada em dezembro de 2023, e estava na lista de difusão vermelha da Interpol. Ele é acusado de liderar um esquema monumental que, ao longo de três anos, teria movimentado cerca de R$ 1,2 bilhão com a venda de aproximadamente 43 mil armas para as maiores facções criminosas do Brasil, como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC).

A Engrenagem do Esquema Bilionário

A investigação, que começou em 2020 após uma apreensão de armas em Vitória da Conquista, na Bahia, revelou um método de operação sofisticado. Dirísio utilizava sua empresa, a International Auto Supply (IAS), sediada no Paraguai, como fachada para importar legalmente pistolas, fuzis e munições de fabricantes europeus.

No entanto, uma vez em solo paraguaio, as armas tinham seus números de série adulterados. A partir daí, eram contrabandeadas para o Brasil, abastecendo o arsenal das facções. A esposa de Dirísio, a ex-modelo Julieta Nardi, também foi presa, acusada de ser peça-chave na logística financeira do grupo.

Veja Também

O Caminho da Extradição

Logo após a captura, o Governo Brasileiro iniciou os trâmites para solicitar a extradição de Dirísio e de sua esposa. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), está formalizando o pedido, que se baseia no tratado de extradição existente entre Brasil e Argentina.

Todo o processo judicial contra o traficante no Brasil está centralizado na Justiça Federal da Bahia, onde a investigação teve início. Agora, o pedido de extradição será analisado pelo Poder Judiciário argentino. Somente após a autorização da justiça do país vizinho, o "Mestre das Armas" e sua cúmplice poderão ser transferidos para o Brasil, onde responderão pelos crimes de tráfico internacional de armas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Um Golpe no Crime Organizado

A prisão de Dirísio em um bairro nobre de Buenos Aires encerra uma longa caçada e representa uma vitória para a cooperação internacional. Em suma, a desarticulação dessa rede e a iminente extradição de seu líder são passos fundamentais para enfraquecer a capacidade bélica das facções que aterrorizam comunidades inteiras no Brasil.

 

Fonte: CNN Brasil
Material produzido com auxílio de IA

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:18, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula com evangélicos.
Eleições 2026

Lula tem dificuldade em se aproximar do eleitorado evangélico no Brasil; saiba motivos

No campo eleitoral, esse grupo tem peso estratégico relevante, especialmente em disputas nacionais.

Amarelinhos da CTTU
Contrato

Amarelinhos da CTTU passaram 5 anos sem receber férias, denuncia vereador

Parlamentar afirma que empresa terceirizada descumpriu direitos trabalhistas durante contrato com a Prefeitura do Recife.

Frei Gilson e o Carnaval
Católicos

"Não tem como ser santo pulando carnaval"; Frei Gilson

Fala do religioso sobre carnaval volta a circular nas redes sociais e provoca debate sobre fé e celebração popular.

mais notícias

+

Newsletter