Pernambuco, 28 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lei autoriza pagamento retroativo de progressões a servidores públicos durante a pandemia; confira

CNTE orienta sindicatos a lutarem pelo recebimento de anuênios, triênios e quinquênios.

Portal de Prefeitura

13 de janeiro de 2026 às 17:29   - Atualizado às 17:40

Ilustração de um professor na frente do STF

Ilustração de um professor na frente do STF Foto: Reprodução/IA

Foi publicada no Diário Oficial da União a Lei Complementar (LC) nº 226, autorizando, mediante condicionantes, os pagamentos retroativos de anuênio, triênio, quinquênio, sexta-parte, licença-prêmio e demais mecanismos equivalentes ao quadro de pessoal de entes federativos que decretaram estado de calamidade pública durante a pandemia da covid-19.

A LC nº 173/2020 havia suspendido as progressões e demais vantagens previstas em planos de carreira de servidores públicos entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021, abrangendo profissionais de diversos setores, incluindo educação, saúde e segurança. A LC nº 226 surge como uma flexibilização dessas regras, possibilitando que os servidores que atuaram no período da pandemia recebam os valores retroativos.

Condições para o pagamento retroativo

A lei exige que os entes federativos comprovem capacidade financeira para efetuar os pagamentos, conforme previsto no art. 113 do ADCT/CF.

Além disso, é necessária a aprovação de lei local que defina diretrizes orçamentárias garantindo a capacidade do estado, município ou Distrito Federal de realizar os pagamentos, conforme o art. 169, § 1º, da Constituição Federal.

Portanto, a LC nº 226 não garante pagamento automático. Cada ente federativo precisará analisar suas finanças e aprovar legislação própria para viabilizar os retroativos.

Veja Também

Importância da LC nº 226 para servidores

Mesmo sem pagamento automático, a LC nº 226 representa um avanço para os servidores públicos, pois flexibiliza a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade do artigo 8º da LC nº 173/2020, reconhecido no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) nº 1.311.742 com repercussão geral (Tema 1137).

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) reforça que a lei cria uma possibilidade concreta de recuperação de direitos e orienta que os sindicatos filiados atuem em conjunto com outras categorias do serviço público para pressionar pela efetivação dos pagamentos retroativos e atualização dos períodos aquisitivos em seus respectivos planos de carreira.

Histórico das progressões suspensas durante a pandemia

Durante a pandemia, os servidores públicos tiveram progressões e vantagens suspensas pela LC nº 173/2020, afetando anuênios, triênios, quinquênios, sextas-partes e licenças-prêmio. A suspensão atingiu profissionais que atuaram diretamente na linha de frente do atendimento à população, incluindo professores, profissionais de saúde e segurança pública.

Alguns entes federativos haviam reestabelecido progressões antes da sanção da LC nº 226, mas, de maneira geral, prevaleceu a decisão do STF, mantendo os pagamentos suspensos até que a nova lei fosse publicada.

Próximos passos para implementação

Agora, cada estado, município e o Distrito Federal devem analisar suas finanças, aprovar leis locais e planejar o pagamento dos retroativos. A CNTE orienta a mobilização conjunta dos servidores para assegurar que os direitos previstos na LC nº 226 sejam efetivamente cumpridos.

A nova lei representa, portanto, uma oportunidade para que os servidores recuperem benefícios suspensos e tenham seus planos de carreira atualizados, garantindo reconhecimento pelos serviços prestados durante a pandemia.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:26, 28 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

A conquista é da segunda-tenente Aurita.
Aviação

PM de Pernambuco forma primeira mulher piloto de helicóptero da corporação

Segunda-tenente Aurita concluiu formação após aproximadamente um ano de preparação e passa a integrar o Grupamento Tático Aéreo.

A vítima foi atendida em um hospital e precisou levar pontos na cabeça.
Ajuda

Menina de 5 anos pede socorro por telefone e salva mãe de tentativa de feminicídio

Familiares foram à residência após a ligação da criança; Guarda Municipal localizou o homem em uma área de mata.

Discurso de Flávio Bolsonaro que não reconhece vitória democrática de Lula nas eleições 2026.
Suspeita

Polícia Federal investiga circunstâncias da fuga de Flávio Bolsonaro do Brasil

O senador é investigado em inquéritos que tramitam no STF. Em um deles, é suspeito, ao lado do advogado Willer Tomaz, de lavagem de dinheiro por meio de plataformas de bets.

mais notícias

+

Newsletter