Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

NICOLÁS MADURO anuncia nova REFORMA da constituição na VENEZUELA

A solitação mostra a direção que o chavismo pretende tomar pelo menos pelos próximos seis anos.

21 de dezembro de 2024 às 16:48   - Atualizado às 17:01

Maduro

Maduro Foto: Divulgação

Na sexta-feira, 20 de dezembro, faltando apenas  duas semanas de sua posse para mais um mandato presidencial na Venezuela, o ditador Nicolás Maduro anunciou, uma reforma constitucional para “consolidar a soberania popular”.

A decisão mostra a direção que o chavismo pretende tomar pelo menos pelos próximos seis anos.

"Formei uma equipe com grandes analistas internacionais e nacionais para pensar, junto com o nosso povo, em uma grande reforma constitucional que democratize ainda mais a sociedade venezuelana ", afirmou Maduro, em uma mensagem transmitida pela TV.

Em 2017, Nicolás Maduro convocou uma Assembleia Constituinte para “pacificar” o país, então tomado por protestos que exigiam sua saída e denunciavam o cerco às forças opositoras na Assembleia Nacional.

Em 2025, deverão ser realizadas eleições parlamentares e regionais, mas o chavismo está enfrentando seu pior momento político. Denúncias de fraude nas eleições presidenciais de 28 de julho colocaram Maduro no centro de uma crise de legitimidade, mesmo com seus esforços para se manter no poder.

Maduro indicou que as próximas eleições devem ser realizadas rapidamente, entre fevereiro e março do próximo ano. O Parlamento dominado pelo chavismo aprovou, em novembro, uma reforma da lei das comunas.

Veja Também

O regime mudou também as leis eleitorais e impôs severas restrições às ONGs e à dissidência, aprovando leis como a Simón Bolívar, que prevê inabilitações políticas de até 60 anos, prisão e confisco de bens de venezuelanos que apoiem as sanções dos EUA. 

Enquanto o chavismo apertou o cerco aos opositores na Venezuela, a Espanha anunciou ontem que concedeu asilo político ao ex-diplomata González Urrutia, candidato da oposição que enfrentou Maduro nas últimas eleições presidenciais. A oficialização do asilo foi informada pelo chanceler espanhol, José Manuel Albares.

A concessão era tida como certa desde que o opositor chegou a Madri em um avião militar espanhol, em 8 de setembro, depois de se refugiar na Embaixada da Holanda em Caracas e denunciar perseguição política após a votação de 28 de julho, que ele diz ter sido fraudada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:36, 05 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula e Flávio Bolsonaro
Propaganda

Eleições: Lula terá maior espaço na TV e Flávio Bolsonaro aparece em segundo; confira tempo

A configuração atual das alianças partidárias também influenciam diretamente o espaço destinado aos candidatos na propaganda eleitoral

Fundaj promove oficina gratuita de Teatro Lambe-Lambe no Recife; inscrições seguem até 13 de agosto
Oportunidade

Fundaj promove oficina gratuita de Teatro Lambe-Lambe no Recife; inscrições seguem até 13 de agosto

Os candidatos selecionados receberão um e-mail com o resultado no dia 14 de agosto, e devem confirmar a participação dentro do prazo informado.

Ação da Prefeitura do Paulista em Jaguarana
Cidadania

Em Paulista, prefeitura leva serviços da Secretaria da Mulher Itinerante e do CRAS ao bairro de Jaguarana

Durante a ação, os moradores tiveram acesso a mamografias, atualização e inscrição no CadÚnico, emissão de RG, emissão gratuita da segunda via de documentos, orientações sobre benefícios e programas sociais e outros serviços

mais notícias

+

Newsletter