Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Estudos revelam que uso de telas por mais de uma hora aumentam em 21% risco de miopia

Pesquisa publicada na JAMA Network Open associa tempo em dispositivos digitais ao crescimento de casos da doença ocular no mundo.

Beto Dantas

13 de outubro de 2025 às 16:32   - Atualizado às 16:44

Miopia cresce no mundo inteiro, pesquisadores alertam.

Miopia cresce no mundo inteiro, pesquisadores alertam. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

De acordo com o site do Ministério da Saúde, a miopia é definida como um distúrbio visual cuja principal característica é a dificuldade de enxergar de longe. Em uma pessoa com visão normal, os raios de luz passam pela córnea, a primeira lente do olho, e, ao chegarem à retina, que funciona como a segunda lente, se convergem em um único ponto para formar a imagem. A doença tem preocupado oftalmologistas em todo o mundo, devido ao aumento crescente de casos.
 

Segundo um estudo realizado por pesquisadores coreanos e publicado na revista médica americana JAMA Network Open, passar uma hora ou mais em frente a telas digitais está diretamente associado a um aumento de 21% na probabilidade de desenvolver miopia.
 

A médica oftalmologista Ana Carolina Collier, revela que houve um aumento de casos de miopia recebidos em seu consultório e que o principal motivo é o uso excessivo de telas como celulares, televisores e computadores e a diminuição de horas em contato com a luz natural, a luz solar.
 

Não existe uma faixa etária específica, mas o que se observa é que a miopia tem surgido cada vez mais cedo. Existem duas atitudes que sabemos que diminuem as chances de desenvolver miopia ou de evitar sua progressão acelerada: reduzir o tempo de uso de telas e aumentar o tempo de exposição à luz natural. Alguns fatores que também podem desencadear a miopia, são: ascendência oriental, presença de miopia nos pais e o grau da miopia. Se um dos pais é míope, há 25% de chance de os filhos também serem; se ambos os pais são míopes, essa chance sobe para 50%”, explica a médica.
 

A especialista ainda destaca quais os principais sintomas da doença. “O primeiro sinal é a dificuldade para ver longe, a criança começa a aproximar muito das coisas. Para identificar, deve ser feito avaliação oftalmológica rotineira a cada 6 meses ou 1 ano, dependendo do caso”, alerta.
 

Já o tratamento consiste no uso de óculos e/ou lentes de contato. Na vida adulta, é possível realizar a correção com cirurgia. “Podemos evitar a progressão da miopia adotando medidas ambientais, como diminuir o uso de telas, garantir pelo menos duas horas diárias de exposição à luz natural e utilizar um colírio específico e/ou lentes especiais”, informa Collier.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:47, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula com evangélicos.
Eleições 2026

Lula tem dificuldade em se aproximar do eleitorado evangélico no Brasil; saiba motivos

No campo eleitoral, esse grupo tem peso estratégico relevante, especialmente em disputas nacionais.

Amarelinhos da CTTU
Contrato

Amarelinhos da CTTU passaram 5 anos sem receber férias, denuncia vereador

Parlamentar afirma que empresa terceirizada descumpriu direitos trabalhistas durante contrato com a Prefeitura do Recife.

Frei Gilson e o Carnaval
Católicos

"Não tem como ser santo pulando carnaval"; Frei Gilson

Fala do religioso sobre carnaval volta a circular nas redes sociais e provoca debate sobre fé e celebração popular.

mais notícias

+

Newsletter