Ao todo, 52 voluntárias atuarão de forma online e entrarão em contato com as vítimas que preencherem um formulário virtual.
01 de março de 2025 às 10:59 - Atualizado às 11:26
Advogadas da OAB. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
Advogadas voluntárias prestarão atendimento jurídico até a terça-feira de carnaval (4) para mulheres que passarem por situações de violência ou assédio.
A Comissão das Mulheres Advogadas da OAB-SP lançou a iniciativa batizada de OAB Por Elas no Carnaval.
As 52 voluntárias atuarão online e entrarão em contato com as vítimas que preencherem um formulário virtual, permitindo que elas escolham como preferem ser contatadas.
As informações são sigilosas e incluem também um aviso de risco imediato ou de necessidade de ajuda.
O contato é por link ou QRCode, disponíveis no site da OAB-SP, que também tem uma cartilha sobre o tema para consulta.
A ideia surgiu após as integrantes da comissão lerem uma pesquisa recente, do Instituto Locomotiva. O apontamento que mostra que sete em cada dez mulheres tinham medo de passar por assédio no período do carnaval.
Sendo assim, a coordenadora do Núcleo OAB por Elas, da Comissão das Mulheres Advogadas, Rayssa Blumer, explicou que o atendimento é para orientar as mulheres qual delegacia devem procurar. Apesar disso, devem procurar um hospital; qual o primeiro passo após ter sofrido algum tipo de violência e explicar os direitos.
De acordo com Rayssa, se trata inclusive de ajudar àquelas que passam pelo assédio a diferenciarem e entenderem que tipo de crimes podem ter sofrido. Entretanto, visantdo também instruí-las a produzir provas, como um exame de corpo de delito, para que ela tenha o seu direito resguardado.
Sendo assim, o atendimento será inicial, sem acompanhamento após a ação, mas uma parceria com a ONG Mee Too Brasil levará atendimento psicológico às vítimas.
OAB-SP
Fundada em 1932, a OAB SP nasceu para apoiar e defender os advogados e advogadas paulistas.
Ao defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos e a Justiça social, a entidade contribui com a consolidação das instituições democráticas e da cidadania brasileira.
Com isso, esta é a maior secional do país. Mais de 380 mil profissionais estão inscritos, quase 3 mil estagiários atuam e mais de 30 mil sociedades foram formadas. Portanto, a OAB SP ainda se faz presente em todo o estado de São Paulo por meio de 257 Subseções.
2
02:38, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O alerta foi divulgado na ultima quinta-feira (12) pela agência estatal KCNA.
Ela sustentou que sofreu abalo moral, psicológico e dano à integridade física em razão do atendimento médico.
No campo eleitoral, esse grupo tem peso estratégico relevante, especialmente em disputas nacionais.
mais notícias
+