A declaração ocorreu durante o "Painel São Paulo e Ambiente de Investimentos" na abertura do evento Arko Conference 2025 promovido pela Galápagos Capital.
Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. Foto: Agência Brasil
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nesta sexta-feira, 28 de março, que será dada muita atenção ao caso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em detrimento de outros assuntos importantes.
A declaração ocorreu durante o "Painel São Paulo e Ambiente de Investimentos" na abertura do evento Arko Conference 2025 promovido pela Galápagos Capital.
"Eu vou pegar o próprio julgamento do (ex-) presidente (Jair Bolsonaro), a cobertura que isso vai ter, as redações todas se preparando para isso, e vai ser um assunto que vai ser discutido durante meses", afirmou Tarcísio, dizendo que pautas mais relevantes como envelhecimento da população e reformas administrativa e do sistema político não vão ser discutidas, assim como o País vai deixar "o bonde da inteligência artificial" passar.
O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus o ex-presidente e outras sete pessoas por crime de golpe de Estado.
"Se a gente ficar imerso nesse tipo de discussão e aí, quer dizer, um evento acaba pautando o País durante anos e a pergunta é: o que a gente vai ganhar com isso?", criticou o chefe do Executivo paulista.
"Nós já vimos esse filme lá atrás, nós já perdemos outras oportunidades por motivos semelhantes e a gente vai continuar perdendo oportunidade", acrescentou.
Sobre o atual cenário político, segundo Tarcísio, é preciso pacificação e equilibrar os "pratos do poder", em referência ao Legislativo, ao Executivo e ao Judiciário.
"Hoje os pratos estão desequilibrados, se transferiu muito poder para o Congresso sem transferir responsabilidade, o orçamento foi todo para lá, os ministérios não têm condição de fazer política", afirmou.
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse na quinta-feira, 27 de março, que o fato de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter tornado o ex-presidente Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado, não muda em nada seus planos para a eleição geral de 2026.
"Não tem isso. Eu sou candidato à reeleição no Estado de São Paulo, estou focado no Estado e no projeto de São Paulo", afirmou.
A declaração foi realizada após o evento de inauguração da unidade Piracicaba II, fábrica de embalagens da Klabin na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo.
Também na quinta-feira, o governador do Estado disse ter confiança de que o ex-presidente da República vai "provar sua inocência".
Por unanimidade, os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tornaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) réu pela tentativa de golpe de Estado. Votaram a favor do recebimento da denúncia os ministros Alexandre de Moraes, que é o relator do caso, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
Além de Bolsonaro, outras sete pessoas também se tornaram réus. Confira:
Com a denúncia aceita, os investigados agora passarão a responder ao processo na Suprema Corte, onde poderão ser considerados culpados ou inocentes.
É a primeira vez que um ex-presidente eleito é colocado no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecida com a Constituição de 1988.
“Não há então dúvidas de que a procuradoria apontou elementos mais do que suficientes, razoáveis, de materialidade e autoria para o recebimento da denúncia contra Jair Messias Bolsonaro”, disse Moraes, relator do caso no Supremo, referindo-se à acusação apresentada no mês passado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.
O relator votou para que Bolsonaro também responda, na condição de réu no Supremo, aos crimes de organização criminosa armada, dano qualificado pelo emprego de violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Se somadas, todas as penas superam os 30 anos de cadeia.
2
01:45, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio desta sexta-feira, 13 de fevereiro, definiu as sete colunas e distribuiu prêmios em quatro faixas.
Concurso de 13/02 registra aposta vencedora no segundo sorteio e eleva estimativa para R$ 2 milhões.
Concurso 6953, sorteado em 13/02, saiu para aposta de Cruzeiro (SP) e encerrou sequência de prêmio acumulado.
mais notícias
+