Candidatos do revalida. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) estão abertas até às 23 horas e 59 minutos desta sexta-feira, 31 de janeiro, no horário de Brasília.
Durante a inscrição, o candidato deve escolher a cidade onde deseja realizar a prova, marcada para 23 de março. Além disso, uma novidade desta edição é a inclusão das cidades do Rio de Janeiro e Porto Alegre, ampliando para 11 os locais de aplicação das provas objetivas e práticas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que essa medida busca ampliar a realização do Revalida pelo território nacional.
Capitais onde serão realizadas as provas:
As inscrições para esta etapa do Revalida 2025/1 devem ser realizadas por meio do Sistema Revalida. A taxa de inscrição é de R$ 410 e pode ser paga em agências bancárias ou casas lotéricas até 5 de fevereiro. O pagamento deve ser feito com a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), gerada no momento da inscrição.
O candidato precisa informar se necessita de atendimento especializado. Nesse caso, é obrigatório anexar ao Sistema Revalida um documento legível que comprove a necessidade. Esse documento deve conter o nome completo do solicitante, diagnóstico com a descrição da condição, código da Classificação Internacional de Doença (CID 10), assinatura e identificação do profissional competente, incluindo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou órgão competente.
A solicitação de tratamento por nome social também deve ser feita durante a inscrição, permitindo que o participante seja reconhecido socialmente por sua identidade de gênero, independentemente do nome civil.
Entre 24 e 29 de março, os participantes precisam apresentar documentos que comprovem a conclusão do curso de medicina, como diploma, certificado ou declaração.
O Revalida é direcionado tanto a estrangeiros formados em medicina fora do Brasil quanto a brasileiros graduados em outros países que desejam exercer a profissão em território nacional. Para isso, é necessário revalidar o diploma no Brasil.
Além disso, desde 2011, o Inep aplica o exame. Desse modo, a revalidação fica sob a responsabilidade de instituições públicas de educação superior que aderem ao exame.
O exame possui duas etapas: teórica e prática. Ambas abordam de forma interdisciplinar as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
As referências utilizadas incluem atendimentos em contextos de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, emergência e comunitária. O exame segue a Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, normativas associadas e legislação profissional.
3
07:33, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+