Fachada do presídio de Igarassu e droga encontrada na unidade. Fotos: Divulgação e Reprodução/Fantástico. Arte: Portal de Prefeitura
Uma operação da Polícia Federal revelou um esquema criminoso envolvendo presos e agentes penitenciários no Presídio de Igarassu, em Pernambuco.
O caso, exibido no último domingo, 2 de março, pelo Fantástico, mostrou como o grupo operava um laboratório de produção de drogas dentro da unidade prisional.
Os criminosos conseguiam manter a fabricação de crack ao subornar agentes penais.
Imagens obtidas pelo Fantástico mostram que os criminosos armazenavam a droga em embalagens de quentinhas e a produziam em um espaço destinado à ressocialização.
O local acabou sendo usado para atividades ilícitas.
A investigação apontou que os agentes penais recebiam propina em forma de dinheiro, joias e celulares para facilitar a entrada de qualquer item solicitado pelos presos.
Entre os envolvidos, Eronildo dos Santos teria usado o dinheiro da propina para construir uma piscina em casa. Já o próprio diretor do presídio, Charles Belarmino de Queiroz, era apontado como um dos principais articuladores do esquema.
“Os agentes penais eram praticamente sócios dos presos na empreitada criminosa", afirmou o delegado da Polícia Federal, Otávio Bueno.
A polícia descobriu o esquema após apreender um celular pertencente a Lyferson Barbosa da Silva, líder da quadrilha dentro da prisão.
Vídeos encontrados no aparelho revelaram a rotina de luxo de traficantes e assassinos na unidade.
As imagens mostravam comida e bebida à vontade, presença de garotas de programa, celas equipadas com videogames, sistema de som e iluminação, além de visitantes que entravam livremente.
Na última terça-feira, 25 de fevereiro, a Polícia Federal realizou uma operação para desmantelar o esquema. A polícia cumpriu mandados de busca e apreensão e prendeu oito agentes penais e o ex-diretor do presídio.
Os envolvidos podem responder por corrupção passiva, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
2
4
15:05, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Festa tem início às 19h com atrações musicais e culturais distribuídas entre os polos Saramandaia, Sítio Histórico e Três Ladeiras.
Neste ano, os homenageados são Edson Bezerra, artista da terra, e a professora Ester Guedes, ligada ao Bloco Lírico Verde-linho.
O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.
mais notícias
+