Pernambuco, 17 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MPPE cobra gestão Mirella Almeida a nomeação de guardas municipais e atingir efetivo mínimo de 200

A recomendação ocorre com menos de uma semana da prefeitura ter anunciado o uso de patinetes por parte dos agentes para reforçar a segurança na orla da cidade.

10 de abril de 2025 às 10:25   - Atualizado às 10:36

MPPE cobra gestão Mirella Almeida a nomeação de guardas municipais e atingir efetivo mínimo de 200

MPPE cobra gestão Mirella Almeida a nomeação de guardas municipais e atingir efetivo mínimo de 200 Imagem: Arte Portal de Prefeitura

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 4º Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Olinda, recomendou à Prefeitura de Olinda nomear candidatos aprovados em concurso público em quantidade suficiente para atingir o efetivo mínimo de 200 integrantes na Guarda Municipal de Olinda.

A cobrança ocorre com menos de uma semana da prefeitura ter anunciado o uso de patinetes por parte dos agentes para reforçar a segurança na orla da cidade.

Segundo a Promotora de Justiça Ana Maria de Carvalho, atualmente Olinda conta com 114 guardas municipais, quando o efetivo mínimo indicado para cidades na mesma faixa populacional seria de 200 conforme o Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal nº 13.022/2014).

“Em consulta ao Portal da Transparência, constatou-se a existência de 214 vagas para o cargo de guarda municipal de Olinda, das quais apenas 114 vagas estão preenchidas. Dessa forma, a gestão municipal conta com um saldo de 100 vagas livres para provimento”, destacou a Promotora de Justiça.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

As providências recomendadas pelo MPPE levam em consideração, também, que há concurso vigente para a Guarda Municipal, com resultado homologado em julho de 2024 e um total de 117 aprovados.

A 4º Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Olinda fixou o prazo máximo de 30 dias para a gestão municipal informar quais providências foram adotadas. O texto completo da recomendação está disponível no Diário Oficial Eletrônico do dia 3 de abril.

Veja Também

Da redação do Portal com informações do MPPE.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:43, 17 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Prefeita de Olinda, Mirella Almeida, e vereadores
Conquista

Olinda: após prefeita garantir apoio de 15 dos 17 vereadores, Câmara libera mais de R$ 13 milhões

As propostas tratam de alterações na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 e garantem em uma série de investimentos estratégicos na cidade

Limpeza Canal do Fragoso em Olinda
Ação

Governo de Pernambuco inicia ação de limpeza da vegetação no Canal do Fragoso

Em parceria com a Prefeitura Municipal, esses serviços são realizados anualmente, em abril, mês que antecede o período chuvoso

Projeto Identidade Cidadã.
Documento

Prefeitura de Olinda oferece emissão gratuita de identidade neste sábado (18); veja como ter acesso

A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança Cidadã e faz parte de uma estratégia de descentralização dos serviços públicos no município.

mais notícias

+

Newsletter