Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Metroviários mantêm estado de greve e intensificam campanha contra a privatização do Metrô do Recife

Durante o encontro, o Sindmetro-PE fez uma retrospectiva da última semana, quando paralisaram o sistema por 24 horas durante a passagem do presidente Lula pela cidade.

Redação

21 de agosto de 2025 às 20:56   - Atualizado às 20:56

Metroviários mantêm estado de greve e intensificam campanha contra a privatização do Metrô do Recife.

Metroviários mantêm estado de greve e intensificam campanha contra a privatização do Metrô do Recife. Foto: Divulgação

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) realizou, nesta quinta-feira, 21 de agosto, mais uma assembleia para avaliar os rumos da luta contra a privatização da CBTU Recife. A categoria decidiu manter o estado de greve e ampliar a campanha estadual em defesa do metrô público.

Durante o encontro, os metroviários fizeram uma retrospectiva da última semana, quando paralisaram o sistema por 24 horas durante a passagem do presidente Lula pelo Recife.

A mobilização repercutiu em todos os meios de comunicação, entregou documento de reivindicações e garantiu audiência em Brasília com a ministra da Gestão, Esther Dweck, e assessores do ministro Rui Costa.

Segundo Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE e da Fenametro, a adesão da categoria foi total e mostrou a força da luta:

“Essa foi uma ação assertiva porque aconteceu no dia da visita do presidente Lula, dividindo espaço com a maior pauta política do estado. Conquistamos um canal de diálogo com o governo federal e um compromisso: independentemente do rumo da CBTU, os empregos da categoria estarão garantidos. Isso é fruto direto da nossa mobilização”, afirmou.

Veja Também

O dirigente também cobrou da governadora Raquel Lyra medidas efetivas para fortalecer o transporte público, em vez de insistir na agenda privatista:

“Se a governadora quer realmente ajudar o metrô do Recife, que retire a tarifa de energia de tração no horário de pico ou reduza impostos que pesam sobre o sistema. Isso sim é compromisso com a população — não entregar o metrô ao setor privado.”

A assembleia reforçou que a luta contra a privatização é também pela defesa de um metrô acessível, estatal e de qualidade para toda a população da Região Metropolitana do Recife. Como encaminhamentos, os metroviários aprovaram:

  • - manter o estado de greve;
  • - fortalecer o plano de comunicação e ampliar a denúncia contra o projeto de privatização;
  • - pressionar a governadora Raquel Lyra;
  • - participar da audiência pública em Brasília, no dia 23 de setembro, na Câmara dos Deputados;
  • - articular, junto à deputada estadual Dani Portela, uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O Sindmetro-PE convoca toda a categoria e a sociedade a seguirem mobilizados: cada ato, cada paralisação e cada denúncia têm sido fundamentais para impedir a entrega do metrô ao setor privado e defender o direito de ir e vir da população trabalhadora.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:01, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

mais notícias

+

Newsletter