Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Magnitsky: Governo Trump estuda aplicar sanção contra esposa de Moraes após prisão de Bolsonaro

Segundo informações, a Casa Branca passou a discutir, na última terça-feira (5), um pacote de medidas em resposta à decisão do ministro do STF.

Ricardo Lélis

08 de agosto de 2025 às 20:45   - Atualizado às 20:45

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e a esposa Viviane Barci.

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e a esposa Viviane Barci. Foto: Ricardo Stuckert/ PR

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estuda aplicar sanções contra Viviane Barci de Moraes, advogada e esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, através da Lei Magnitsky, após a determinação de prisão domiciliar de Jair Bolsonaro pelo magistrado.

Segundo informações, a Casa Branca passou a discutir, na última terça-feira (5), um pacote de medidas em resposta à decisão judicial. 

Entre as ações em análise estão a ampliação de tarifas ao Brasil, a aplicação da Lei Magnitsky a outros integrantes do STF, além da suspensão de vistos de juízes auxiliares, autoridades da Polícia Federal, da Procuradoria-Geral da República e de políticos com atuação ligada à Corte.

Até o momento, as restrições a Viviane Barci de Moraes são consideradas a medida mais concreta.

O governo norte-americano avalia que a sanção representaria uma extensão das penalidades já impostas a Alexandre de Moraes, dificultando as atividades do escritório Barci de Moraes, que ficaria impedido de ser contratado por cidadãos e empresas dos Estados Unidos ou que mantenham relações comerciais com o país.

Veja Também

Entenda a Lei Magnitsky

O governo dos Estados Unidos impôs sanções no dia 30 de julho, contra o ministro Alexandre de Moraes.

A decisão partiu do Departamento do Tesouro e se baseia na chamada Lei Magnitsky, legislação que autoriza o país a aplicar punições contra estrangeiros suspeitos de corrupção ou violação grave de direitos humanos.

O nome de Moraes foi incluído no sistema do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), órgão responsável por administrar sanções econômicas.

A inclusão implica, entre outras medidas, o bloqueio de eventuais bens do ministro nos Estados Unidos e o impedimento de que empresas americanas ou ligadas ao sistema financeiro norte-americano mantenham relações comerciais com ele.

Com a inclusão na lista de sancionados, o ministro está sujeito a uma série de restrições financeiras. Bens que estejam em território americano, se existirem, passam a ser congelados.

Além disso, empresas ou instituições que tiverem vínculos com Moraes precisam encerrar qualquer tipo de relação comercial para evitar penalidades.

A sanção também afeta a imagem pública do magistrado, já que seu nome agora consta entre os indivíduos considerados de alto risco pelo governo norte-americano.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:47, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

El Atlético de Madrid goleó al Barcelona en la ida por 4-0.
CopadelRey

Barcelona x Atlético de Madrid: entradas desde 248 hasta 408 euros por una remontada casi imposible

El club Blaugrana fija precios entre 248 y 408 euros para la vuelta de la semifinal.

Atlético de Madrid goleou o Barcelona na ida por 4 a 0.
Valores

Barcelona x Atlético de Madrid: ingressos para o jogo da volta chegam a custar mais de R$ 2.5 mil

No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.

South Carolina State University, nos Estados Unidos, onde duas pessoas morreram em tiroteio.
Ataque

Tiroteio dentro de Universidade nos EUA deixa duas pessoas mortas e um ferido

Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.

mais notícias

+

Newsletter