Lula fazendo um coração com as mãos. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Uma nova pesquisa divulgada pelo instituto Quaest nesta quinta-feira, 12 de dezembro, coloca o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma posição confortável para as eleições presidenciais de 2026.
O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, aponta que Lula venceria todos os principais adversários em cenários de segundo turno, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), o empresário Pablo Marçal (PRTB) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
O cenário mais competitivo seria entre Lula e Bolsonaro, onde o atual presidente lidera com 51% das intenções de voto contra 35% do ex-mandatário.
Entre os outros nomes testados, Lula ampliaria sua margem de vitória. Contra o governador Tarcísio de Freitas, o petista obteria 53% dos votos, enquanto o governador ficaria com 28%. Em um confronto com Pablo Marçal, Lula alcançaria 55%, enquanto o adversário teria 22%. A maior vantagem, no entanto, surge em um cenário contra Ronaldo Caiado, em que Lula aparece com 54% das intenções de voto, enquanto o governador de Goiás teria apenas 20%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 9 de dezembro. O levantamento ouviu presencialmente 8.598 eleitores em 120 municípios brasileiros. A margem de erro é de 1 ponto percentual, e o nível de confiança é de 95%.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Quaest e divulgada na quarta-feira, 11 de dezembro, revela que o trabalho do presidente Lula é aprovado por 52% dos brasileiros, enquanto 47% expressam desaprovação. Apenas 1% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, foi realizado entre os dias 4 e 9 de dezembro e possui margem de erro de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.
Os números refletem uma leve oscilação em relação à pesquisa anterior, divulgada no início de outubro. Naquela ocasião, a aprovação de Lula estava em 51%, um ponto percentual abaixo do resultado atual, enquanto a reprovação era de 45%, dois pontos abaixo do registrado agora.
A região Nordeste continua sendo o principal reduto de apoio ao presidente, onde 67% dos entrevistados aprovam o trabalho de Lula e 32% o desaprovam. No levantamento de outubro, o apoio era maior, com 69% de aprovação, enquanto a reprovação era menor, 26%.
No Sudeste, região de maior peso eleitoral, a reprovação permanece em 53%, enquanto a aprovação caiu de 45% para 44%. Já no Centro-Oeste e Norte, houve uma inversão nos índices, com a desaprovação crescendo de 46% para 50% e a aprovação caindo de 49% para 48%. No Sul, 52% reprovam Lula (em outubro era 52%). A aprovação subiu de 42% para 46%.
2
18:35, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+