Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Guardas Municipais de Olinda passam a portar arma de fogo em serviço e fora dele

A medida começa a valer a partir desta segunda-feira, 28 de julho.

Fernanda Diniz

28 de julho de 2025 às 15:07   - Atualizado às 15:31

Guarda Municipal de Olinda.

Guarda Municipal de Olinda. Foto: Reprodução

A partir desta segunda-feira, 28 de julho, os guardas municipais de Olinda estão oficialmente autorizados a portar arma de fogo em serviço ou fora dele. A Guarda Municipal passa a integrar o seleto grupo de corporações do estado de Pernambuco cujos agentes já estão habilitados, pela Polícia Federal, a atuar armados, um marco importante para a segurança pública da cidade.

Nesta primeira etapa, oito guardas municipais receberam o porte de arma de fogo. Outros 72 integrantes da corporação já estão em processo de qualificação para também obter a autorização.

A liberação é resultado de um processo rigoroso de capacitação, avaliação e fiscalização. Os agentes passaram por um curso de armamento e tiro com carga horária de 100 horas-aula, avaliação supervisionada por integrantes da Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos (Deleaq/Drex/SR/PF/PE).

Durante o treinamento, foram realizados 280 disparos com arma de fogo, sendo 236 em fase de instrução e 44 em avaliação prática em alvo multicolorido a sete metros de distância.

A prova final foi supervisionada presencialmente por agentes da Polícia Federal. Os guardas também foram submetidos a exame psicotécnico e aprovados.

Veja Também

A concessão do porte de arma exige ainda que o município disponha de mecanismos de controle e fiscalização interna. Em Olinda, uma corregedoria atuará permanentemente para monitorar a atuação dos agentes armados e coibir eventuais excessos.

Mais do que garantir a segurança nas ruas, a Guarda Municipal de Olinda também desenvolve um trabalho social fundamental. A corporação realiza palestras educativas em escolas, com foco na prevenção às drogas e na conscientização sobre a Lei Maria da Penha.

Além disso, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, participa de ações itinerantes com emissão gratuita de documentos para a população.

O foco da gestão é proteger a população com responsabilidade, preparo técnico e compromisso com a cidadania.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:08, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Local onde o crime ocorreu e viatura da PCPE.
Conflito

Olinda: homem é morto com golpes de facão pelo sócio e ciúmes é principal motivo

Tanto o autor como a vítima fatal, segundo informações à PCPE, possuíam um histórico profissional marcado por desentendimentos.

Prefeita de Olinda, Mirella Almeida.
Decidido

Prefeita Mirella tem Lei aprovada para pagar artistas em até 30 ou 60 dias úteis após o carnaval

Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.

Vereadores de Olinda.
Entendimento

Câmara aprova projeto que garante pagamento dos cachês do carnaval entre 30 e 60 dias após a festa

O prazo se diferencia a depender de onde vai ser o recurso. Em até 30 dias úteis se for da União ou Estado e em até 60 dias úteis quando for recursos próprios do município

mais notícias

+

Newsletter