Segundo Adriana Accorsi, o filme ajudaria os estudantes a desenvolverem o "pensamento crítico".
10 de fevereiro de 2025 às 17:41 - Atualizado às 18:32
Deputada do PT quer exibição de ''ainda estou aqui'' em todo Brasil Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
A delegada e deputada federal Adriana Accorsi (PT-GO) propõe tornar obrigatória a exibição do filme Ainda Estou Aqui em todas as instituições de ensino do país, tanto públicas quanto privadas.
Na última sexta-feira, 7 de fevereiro, ela encaminhou o Projeto de Lei 338/2025 à Câmara dos Deputados. A proposta exige que os alunos assistam ao filme dirigido por Walter Salles pelo menos uma vez por ano.
Além disso, as instituições devem organizar atividades pedagógicas sobre o tema do longa. Essas ações incluem debates e atividades realizadas por professores e redações elaboradas pelos alunos, promovendo uma reflexão aprofundada.
Segundo Adriana, a exibição do filme ajudaria os estudantes a desenvolverem o “pensamento crítico”, contribuindo para uma formação mais reflexiva e engajada.
"A exibição do filme no ambiente escolar contribuirá para o fortalecimento do pensamento crítico e da consciência social dos estudantes. Isso se alinha às diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) sobre educação em direitos humanos, cidadania e ética. Além disso, proporcionará um espaço para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a valorização da diversidade cultural", afirma a deputada Adriana Accorsi.
Pela primeira vez na história, o Brasil recebeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Filme. O longo Ainda Estou Aqui disputará o maior prêmio da Academia, concorrendo com produções renomadas como O Brutalista , Anora e outros grandes títulos.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados em 23 de janeiro, durante uma transmissão ao vivo no YouTube oficial da instituição. Os atores e comediantes Bowen Yang e Rachel Sennott fizeram a cerimônia.
Fernanda Torres comemora sua indicação ao Oscar 26 anos após a nomeação de sua mãe, Fernanda Montenegro. Em 1998, Montenegro concorreu pela Central do Brasil , dirigido pelo mesmo Walter Salles. Desde então, essa é a primeira vez que o Brasil aparece em categorias de atuação, segundo a deputada Adriana.
3
4
23:53, 14 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Para esta edição, o MEC concede até 12 mil vagas, conforme critérios adicionais de ocupação estabelecidos no Edital nº 2/2026.
Na decisão, a juíza Patrícia Vasques Coelho determinou que o parlamentar informe, em nota, que a imagem não corresponde à realidade.
Os registros judiciais apontam que, até o momento, não foram apresentados bens ou valores suficientes em nome dessas companhias para quitar as obrigações impostas pela Justiça.
mais notícias
+