Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Cidade aprova uso da Bíblia como material complementar em escolas públicas e privadas; veja onde

A norma autoriza a utilização de histórias bíblicas como recurso auxiliar no ensino de conteúdos culturais, históricos, geográficos e arqueológicos.

Ricardo Lélis

30 de maio de 2025 às 19:55   - Atualizado às 19:55

Bíblia

Bíblia Foto: Robervaldo Rocha/Dircom/CMM

Foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Município de Belo Horizonte na quinta-feira, 29 de maio, a lei que permite o uso da Bíblia como material paradidático complementar em escolas públicas e privadas.

A norma autoriza a utilização de histórias bíblicas como recurso auxiliar no ensino de conteúdos culturais, históricos, geográficos e arqueológicos, vinculados a projetos pedagógicos.

Segundo o texto, a participação dos alunos nas atividades será facultativa e a lei garante o respeito à liberdade religiosa, conforme estabelece a Constituição Federal.

A proposta determina que o Poder Executivo defina os critérios e diretrizes para aplicação da medida, e que os custos da implementação ficarão a cargo de dotações orçamentárias específicas.

A lei foi sancionada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Juliano Lopes (Podemos), após o prefeito não se manifestar dentro do prazo previsto, o que permitiu a sanção automática por parte do Legislativo.

Veja Também

Aprovado em segundo turno no dia 8 de abril, o projeto recebeu 28 votos favoráveis, 8 contrários e 2 abstenções.

De autoria da vereadora Flávia Borja (DC), a iniciativa visa, segundo ela, abordar conteúdos de civilizações antigas, como Israel e Babilônia, além de explorar os gêneros literários da Bíblia, como crônica, poesia e parábola.

Durante a tramitação, vereadores contrários ao projeto argumentaram que a medida fere o princípio da laicidade do Estado.

Uma emenda apresentada pelo vereador Pedro Patrus (PT), que buscava impedir conotação religiosa no uso dos textos bíblicos, foi rejeitada por 25 votos a 13.

Proposta no Recife

O vereador do Recife, Alef Collins (PP), deu entrada em maio deste ano, na Câmara Municipal do Recife, em um Projeto de Lei n.º 144/2025 que propõe a inclusão da leitura bíblica como recurso paradidático nas escolas públicas e privadas do Recife.

A proposta visa reconhecer o valor histórico, cultural e educacional da Bíblia, sem ferir a liberdade religiosa garantida pela Constituição Federal. 

Conforme o texto da proposição, o objetivo é permitir que o conteúdo bíblico seja utilizado como ferramenta complementar em atividades escolares, sem qualquer obrigatoriedade de participação por parte dos alunos, respeitando suas crenças e convicções individuais.

O projeto destaca ainda que a Bíblia, além de ser uma obra religiosa, reúne aspectos históricos e filosóficos fundamentais para a formação cultural dos estudantes. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:34, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.
Religião

Lagoinha suspende cultos presenciais por tempo indeterminado em Los Angeles; saiba motivo

A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.

Igreja fundada por ex-jogador da seleção brasileira se torna alvo de busca e apreensão na Justiça
Religião

Igreja fundada por ex-jogador da seleção brasileira se torna alvo de busca e apreensão na Justiça

O Caso envolve os novos líderes da Manah Church, que têm ações judiciais em andamento por dívidas significativas.

Pastor Silas Malafia no evento evangélico The Send Brasil 2026, na Arena Pernambuco.
Pernambuco

Sintepe denuncia pastor Silas Malafaia ao MPPE por ataque a professores em discurso no The Send

Durante o evento, o religioso afirmou que os estudantes estão sendo "enganados pelos professores", recorrendo à narrativa do "marxismo cultural".

mais notícias

+

Newsletter